gonçalves cordeiro

Celebrações à Nossa Senhora da Guia emocionam fiéis em Missa de Ação de Graças em VG

De 3 de março a 8 de abril a bandeira com a imagem da mãe de Jesus estará percorrendo várias avenidas e ruas da cidade

Marcada pela tradição e a fé da comunidade católica do município de Várzea Grande, teve início nesta sexta-feira (02), a abertura das festividades em comemoração aos 151 anos de Nossa Senhora da Guia. Às 4h30 da manhã os fiéis percorreram as ruas da região central da cidade na procissão da penitência, que saiu da Igreja Nossa Senhora do Carmo até a igreja de Nossa Senhora da Guia onde foi realizada a missa em ação de graças.

“A festa de Nossa Senhora da Guia é a segunda maior festa católica de Mato Grosso e uma das maiores manifestações religiosas de nosso município, por isso uma honra estar hoje aqui participando da abertura das festividades da padroeira da cidade. De hoje até o dia 6 de maio serão dias de muita oração e comemoração. A Festa de Nossa Senhora da Guia sempre contou com o apoio da Prefeitura Municipal, estamos aqui para agradecer e ao mesmo tempo pedir bênçãos para continuar trabalhando principalmente, para aqueles que mais precisam”, destacou o secretário de Assuntos Estratégicos, Jayme Veríssimo de Campos que na ocasião representou a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

O gestor lembrou ainda que a solenidade religiosa que abre oficialmente as programações em homenagem à padroeira da cidade abre também o calendário das programações alusivas ao aniversário de Várzea Grande, que neste ano completa também 151 anos. “Estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população com amplo desenvolvimento em todos os setores. Temos muito que comemorar nestes 151 anos da cidade, onde o município ganhou novas estruturas nas áreas de Educação, saúde, infraestrutura. As Obras do Programa de Aceleração do Crescimento -PAC- já é uma realidade no nosso município, onde estamos levando dignidade as famílias com rede de saneamento básico, água e asfalto. São mais de 70 obras em andamento na ampliação da nossa rede de atendimento em serviços essenciais. Várzea Grande hoje é uma nova cidade, rumo ao desenvolvimento socioeconômico”, completou.

Cada ano que passa aumenta ainda mais a participações de novos fiéis e devotos a Nossa Senhora da Guia. Este é o caso da senhora Rosalina Tragante, de 87 anos que está no município de Várzea Grande há poucos meses. “Desde que cheguei do Estado de São Paulo tenho frequentado aos domingos a missa na catedral e hoje, eu e minha filha resolvemos acompanhar a procissão e a missa. Nunca vi um evento religioso tão bonito, fiquei emocionada”.

Rosangela Tragante, moradora do bairro Figueirinha, disse que essa é a primeira vez que participa do evento religioso, mesmo residindo há alguns anos na cidade, nunca participou dos festejos a Nossa Senhora da Guia. “Vim acompanhar a minha mãe que fez questão de acordar cedo e participar da procissão. Não tinha ideia da grandiosidade desta festa, agora todos os anos, vou participar desta solenidade”, comentou.

Karen Dayane Queiros, 25 anos, moradora do bairro Jardim Glória, também acordou bem cedo para participar da procissão e da missa em ação de graças na Igreja Nossa Senhora da Guia. “Minha mãe é devota à santa, mas eu nunca tinha participado de nenhuma programação festiva nesta capela, e hoje resolvi acompanhar. Fiquei surpresa com a quantidade de fiéis que participam desse evento. Com certeza estarei aqui no próximo ano”.

Já para o senhor Anacleto Barbosa da Silva Campos, de 70 anos, morador do bairro Jardim Marajoara, que há mais de 30 anos participa das festividades em homenagem a Nossa Senhora da Guia, acordar cedo é uma rotina em sua vida e festejar a santa padroeira um grande orgulho. “Há alguns anos meu filho teve um grave acidente e estava entre a vida e a morte, daí como eu trabalhava nas proximidades da igreja resolvi entrar e pedir pela sua recuperação. Graças à intercessão de Nossa Senhora da Guia, meu filho saiu do hospital sem nenhuma sequela. Depois de alcançada essa graça todos os anos eu renovo a minha fé a Nossa Senhora da Guia”.

PROGRAMAÇÃO: Diversos eventos foram programados pela direção da Paróquia Nossa Senhora da Guia, até a data de aniversário da Padroeira de Várzea Grande. De 03 de março a 08 de abril a bandeira com a imagem da mãe de Jesus estará percorrendo várias avenidas e ruas da cidade, além das paróquias e órgãos públicos. Haverá também novenas e missas de segmentos sociais, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

A programação termina no dia 06 de maio, com várias atividades que incluem alvorada, procissão (com saída em frente à Igreja de Nossa Senhora da Guia), missa festiva no Centro Pastoral Padre Aldacir Carniel (CEPAC), feira gastronômica, apresentações culturais e shows artísticos, além de festival de prêmios e às 19 horas Missa de encerramento na Igreja Nossa Senhora do Carmo.

Categorias:Plantão

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

dezesseis − quatro =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.