Nenhuma surpresa: Eliene denunciado por corrupção eleitoral

Eliene Lima e Geraldo Riva, lideres do PSD, estão entre os parlamentares de MT mais processados por corrupção eleitoral

MPF oferece denúncia contra Eliene Lima em inquérito que apura crimes eleitorais

Catarine Piccioni
OLHAR DIRETO

O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia (acusação formal) contra o deputado federal Eliene Lima (PSD) ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ele vem sendo investigado em inquérito que apura captação ilícita de votos e/ ou corrupção eleitoral. O inquérito foi instaurado no STF em abril de 2010 e está sob a relatoria do ministro Ricardo Lewandowski.

Procurada pela reportagem, a defesa do parlamentar disse que não se pronunciaria, pois ainda não havia tido acesso à denúncia. Se o STF aceitar a denúncia, apresentada no último dia 21, ele passará a responder a processo.

Lima é alvo de outros dois inquéritos que apuram crimes eleitorais: captação ilícita de votos e/ ou corrupção eleitoral e uso de documento falso. Conduzidos pelo STF desde 2008 e 2007, respectivamente, ambos são relatados pelo ministro Joaquim Barbosa.

No Supremo, o parlamentar já responde a uma ação penal também movida pelo MP por crimes eleitorais. Na comarca de Chapada dos Guimarães, ele é alvo de investigações e de ação civil pública por crimes ambientais. Em Cuiabá, o MP move outra ação civil pública contra o deputado por conta do recebimento de pensão por meio do Fundo de Assistência Parlamentar.

1 Comentário

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 201.49.165.95 - Responder

    E bem Eliene.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

nove − 2 =