Cantora e compositora cuiabana, Luiza Nis, lança seu primeiro EP nas plataformas digitais

Parnasia – Luiza Nis (Foto: Divulgação)

VANESSA MORENO
PÁGINA DO E

A cantora e compositora cuiabana Luiza Nis, ouvida e elogiada nacional e internacionalmente, está prestes a lançar o seu novo e primeiro projeto, o EP Parnasia, de faixas autorais e produzido por ela. ‘Parnasia’ será lançado pela editora musical Sync Originals.

Uma paixão inata pela música fez a jovem de apenas 21 anos, Luiza Guimarães Nishiz, descobrir que queria ser cantora mesmo antes de saber cantar. A jovem relembra que mobilizava toda a família para comprar o CD de seus artistas favoritos logo após o lançamento apenas para ficar sozinha, ouvindo o álbum, lendo o encarte e aprendendo a letra de todas as músicas. “Música para mim é uma necessidade”, destaca Luiza.

Aos 14 anos a menina passou por um momento de instabilidade emocional intenso e se sentia isolada de tudo. “Percebi que o mundo pode virar as costas para você ou até você mesmo pode se virar as costas, mas a arte nunca viraria”, comenta Luiza. Essa epifania foi o que a fez arranjar um violão velho e aprender a tocar e cantar.

“Era só isso que eu fazia durante o Ensino Médio: gravava minha própria voz, enviava para pessoas estranhas na internet e esperava um feedback”, conta Luíza. No entanto, inicialmente, esses feedbacks eram, na grande maioria, negativos. Porém este hábito a fez evoluir.

Luiza cresceu em uma família que também é apaixonada por música. Seus pais têm vozes bonitas e escrevem bem. “Meu pai teve uma banda de rock nos anos 80 e sempre cantou e tocou violão. Tudo isso me influenciou de alguma maneira”, conta a jovem filha de Iolanda Vaz Guimarães e André Nishizaki.

Na sua infância Luiza só ouvia o que era pop comercial, com exceção daquilo que seus pais e seus irmãos ouviam: rock inglês da década de 80, MPB e rock nacional. Enquanto ela preferia ouvir Sandy & Júnior. Em 2009, enquanto fazia a sétima série do ensino fundamental, Luiza descobriu a famosa banda britânica de rock The Beatles, então a partir deste momento eles passaram a ser a sua banda preferida. “Eu tinha a discografia inteira no computador e ouvia todos os dias”, conta. Conhecer a musicalidade de The Beatles fez a jovem abrir os olhos para uma infinidade de outros artistas de gêneros alternativos, mas nunca a deixou de apreciar a estrutura da música pop.

Hoje em seu celular é possível encontrar Britney Spears, Tom Waits, Etta James, Bob Dylan, Chet Baker, Beyoncé e David Bowie, tudo na mesma pasta. “Sempre estou procurando novas referências, também amo gêneros eletrônicos experimentais, artistas como SEVDALIZA, XXYYXX e Flume me influenciam bastante na hora de produzir”, explica.

Apesar de cantar, compor e produzir há algum tempo, a carreira de Luiza Nis está apenas no início. A jovem está começando a promover a sua música autoral agora e preferiu começar por Cuiabá, sua cidade natal, com a certeza de que seria muito bem recebida. “Tenho enviado meu material para vários lugares do Brasil e do mundo, claro que aqui é a cidade que mais acolheu até agora”, comemora.

“De todas as cidades que já visitei, com certeza aqui é a mais colorida, se eu penso em arte cuiabana, logo penso em cor, fartura e alto astral. Somos muito ricos culturalmente e temos a preocupação em preservar essa cultura. Nas escolas de outros estados em que frequentei a gente não vê e estuda as tradições regionais como fazemos aqui”, elogia a jovem cuiabana que atualmente reside em Curitiba, onde estuda música, dança e artes em geral.

 

Luiza Nis

Luiza Nis, que ainda não teve a oportunidade de se apresentar na capital, já tem alguns projetos em mente para este ano. Um deles é o lançamento do seu primeiro EP Parnasia. O trabalho traduz sua paixão pela música, pela poesia e pelo ‘cantar’. “Espero que as pessoas sintam minha honestidade e dedicação em cada nota e palavra”, anseia a jovem.

O EP será lançado nas plataformas de streaming, em data a ser definida, mas o trabalho já está disponível e pode ser ouvido na íntegra em seu canal do YouTube (youtube.com/luizanis) e Soundcloud (soundcloud.com/luizaskylark). Também está disponível para venda Cartões de Download que podem ser adquiridos pelo e-mail luizanis@hotmail.com.

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

20 + dois =