Cáceres, cidade de Mato Grosso, é reconhecida como patrimônio cultural brasileiro

Cáceres, patrimônio cultural do Brasil, é conhecida internacionalmente por seu festival de pesca

Ministério homologa Cáceres (MT) como patrimônio cultural nacional

Tombamento foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (26). Cáceres é um dos maiores municípios brasileiros em extensão territorial.

O ministro interino da Cultura, Vitor Paulo Ortiz Bittencourt, homologou o tombamento arquitetônico, artístico e paisagístico do histórico município de Cáceres, localizado na fronteira com a Bolívia a 250 km da capital Cuiabá (MT). Com o tombamento, ruas, praças e imóveis passam a ser protegidos. A portaria com o tombamento nacional foi publicada no Diário Oficial da União que circula nesta terça-feira (26).

A cidade nasceu de uma pequena vila, fundada em 1778, em pleno Pantanal em Mato Grosso. O tombamento foi apresentado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e aprovado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. É um reconhecimento da cidade como marco estratégico na proteção da fronteira do país. A cidade também pode receber mais recursos do governo federal e de outras instituições ligadas à cultura.

Com uma extensão territorial de 24,6 km quadrados, Cáceres é um dos maiores municípios brasileiros. Sua área é superior a do estado de Sergipe e quase cinco vezes maior que o Distrito Federal. Por estar em uma área de transição de relevo e vegetação – serras, campos de cerrado e planície pantaneira – sua diversidade de flora e fauna formam paisagens de grande beleza.

O Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (Depam/Iphan) destaca os valores históricos, urbanísticos e paisagísticos de Cáceres. Desde a sua fundação, a cidade desempenhou importante papel para a definição da fronteira. Ainda segundo o Depam, a cidade merece destaque no incremento da comunicação no século passado entre Vila Bela da Santíssima Trindade e Cuiabá e com a Capitania de São Paulo por meio do Rio Paraguai que corta o município de Cáceres.

 

G1, fonte

Categorias:Nação brasileira

3 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 201.15.103.178 - Responder

    QUE MARAVILHA. SE A CIDADE TIVER SORTE DE ELEGER UM BOM PREFEITO, HONESTO E QUE SEJA BOM GESTOR, CERTAMENTE CÁCERES EVOLUIRÁ E MUITO. PARABÉNS CÁCERES-MT, RAINHA DO PANTANAL COMO É TRATADO POR NÓS DA REGIÃO. SUCESSO AOS CACERENSES VISIONÁRIOS, POIS COM ESSA CONQUISTA MUITOS EMPREENDIMENTO VIRÃO, CREIO. “QUEM VIVER VERÁ”

  2. - IP 201.50.68.2 - Responder

    Tive em cácere só uma vez, mas me apaixonei pela cidade.fui com minhas duas filhas e quero muito volta ai pra elas relembram de como ai é bom.

  3. - IP 187.52.120.148 - Responder

    cidade maravilhosa ,,,,mais queria que voltace seu nome original,,,
    sao luiz de caceres mato grosso-

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

dezesseis − 9 =