gonçalves cordeiro

Boaventura quer OAB empenhada no combate à corrupção

O advogado Bruno Boaventura, à direita, com o sindicalista Gilmar Brunetto. Boaventura quer a formação de uma comissão específica para conduzir as lutas da OAB, em Mato Grosso, no combate à corrupçãoMovimento solicita instalação de comissão na OAB
Proposta foi encaminhado a OAB pelo advogado Bruno Boaventura

LAICE SOUZA
DO MIDIANEWS

O Movimento OAB Democrática e Ética encaminhou a OAB Seccional Mato Grosso a sugestão para instalação de uma comissão temática voltada ao combate à corrupção. A proposta foi assinada pelo advogado Bruno Boaventura. (Veja abaixo a íntegra do documento)

De acordo com o advogado, o objetivo é fazer a entidade um agente de combate à corrupção.

“Em diversos estados a OAB interessada em combater a corrupção cria uma Comissão Temática formada por advogados e advogadas”, destacou, lembrando que o Estado de Mato Grosso do Sul já possui uma Comissão Especial de Acompanhamento.

Para Bruno Boaventura, “para tal criação não é necessária muita estrutura, mas sim vontade, já que a subseção de Joinville, por exemplo, possui a Comissão da Moralidade Pública”.

O documento foi entregue no dia 18 a Ordem e deve ser submetida a apreciação dos membros do Conselho Estadual

Veja a íntegra do documento

DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL DE MATO GROSSO – OAB/MT.
EXMO.SR.MAURÍCIO AUDE.

“NÃO ME VENHAM APONTAR TÃO COMUNS TALENTOS: MOSTREM VIRTUDES NECESSÁRIAS AO ESTADO.” EURÍPEDES.

O MOVIMENTO OAB DEMOCRÁTICA E ÉTICA, através do advogado abaixo assinado, devidamente registrado nesta Seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/MT, com o seguinte endereço no quais todas as informações deverão ser remetidas: Avenida Isaac Povoas, número 586, sala 307, Edifício Wall Street, Centro Sul, Cuiabá – Mato Grosso, mui respeitosamente, a inclusão como ponto de pauta da próxima reunião do Conselho Seccional da OAB/MT o seguinte: criação de Comissão Temática voltada ao combate a corrupção.

Nas Seccionais do Ceará e do Alagoas existe a nomeação de um advogado como observador da corrupção, sendo este o coordenador estadual do projeto nacional denominado de Observatório da Corrupção. Projeto que inclusive não teve qualquer estruturação ou até mesmo divulgação por parte da Seccional em Mato Grosso.

Em diversos estados a OAB interessada em combater a corrupção cria uma Comissão Temática formada por advogados e advogadas com tal propósito, como Mato Grosso do Sul que possui a Comissão Especial de Acompanhamento das Denúncias de Corrupção. No Pernambuco, a Comissão é a de Combate à Corrupção. Para tal criação não é necessária muita estrutura, mas sim vontade, já que a subseção de Joinville, por exemplo, possui a Comissão da Moralidade Pública.

Existem outros projetos que poderiam ser implantados. A Seccional do Piauí já lançou o projeto “Adote um processo” que tem como finalidade a designação e a responsabilização de estudantes e advogados para acompanharem e apressarem processos movidos contra gestores públicos, não deixando assim a prescrição e a impunidade como conseqüenciais judiciais. Iniciativas mais simples também seriam bem vindas como o Disque Denúncia, adotado nas Seccionais do Pará, Goiás, Santa Catarina e Sergipe.

Além de outros projetos, em estados com a diretoria mais comprometida com sociedade, a OAB lidera intensos movimentos apartidários, como é o caso da Paraíba com o movimento “Corrupção: Cada Não, Conta”. Porém, o exemplo mais enfático é a iniciativa liderada pela seccional paranaense da OAB, com o movimento “O Paraná que Queremos”, que tem como principal foco “a defesa da moralidade e transparência” entre os representantes da Assembléia Legislativa.

É no intuito de fazermos a nossa entidade, agente de combate a corrupção, que apresentamos e esperamos o pronto encaminhamento do presente pedido. Nada mais a tratar, renovamos os votos de estima e apreço pelas tantas lutas que a OAB já encampou e ainda encampará.

Cuiabá, 18.02.13.
DR.BRUNO J.R. BOAVENTURA.
OAB/MT n.º 9.271.

1 Comentário

Assinar feed dos Comentários

  1. - Responder

    AQUI..EU DUVIDO!
    ISSO AQUI É LUGAR DE CORRUPTOS!
    O JUDICIÁRIO É FORMADO POR AGENTES DELINQUENTES ASSOCIADOS EM QUADRILHAS PARA COMPOR UMA ÚNICA COMISSÃO…A DA MÁFIA!

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

quinze + sete =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.