BLOGUEIRO ENOCK CAVALCANTI: Governador Zé Pedro, por que não temos CPI para investigar rombos da corrupta Era Riva?

Zé Pedro e Janaina
Por Enock Cavalcanti

Meus amigos, meus inimigos: o governador Zé Pedro Taques fez uma provocação à deputada Janaina Riva com relação à criação de Comissões Parlamentares de Inquérito na Assembleia Legislativa.

Vejam que a Janaina está tentando criar uma CPI para investigar o Fundo Previdenciário do Estado de Mato Grosso. Pressionado, numa coletiva, o governador rebateu: “se fosse discutir CPI, daria a ideia da CPI do roubo de R$ 500 milhões da Assembleia. O Ministério Público diz que roubaram esse valor da Assembleia nos últimos 20 anos. Isso seria uma boa CPI”.

O nosso governador, como se sabe, gosta dos exercícios verbais, de jogar com as palavras. Mas isso, às vezes, pode deixar o orador em saia justa. Sim, por que, depois da provocação que o Zé Pedro fez para a Janaina, os eleitores, estimulados, podem se perguntar: por que é que, afinal de contas, não temos uma CPI na Assembleia para investigar os rombos da corrupta Era Riva?

E, perguntando, perguntando, o cidadão pode começar a refletir: será que essa investigação das roubalheiras do Riva não sai por que praticamente todos os parlamentares parceiros de Riva, naquele período sombrio, hoje apoiam o atual governo?

Penso em nomes como Gilmar Fabris, que sempre pontificou como uma espécie de símbolo de tudo que há de mais repelente na atividade parlamentar – e o que vejo?! Fabris hoje é um dos mais tonitruantes defensores do governo do sr. Taques.

E o deputado Romoaldo Júnior que, de acordo com informações do MP, só não teve pedida a sua custódia, até agora, por força da chamada prerrogativa de função. Contra o sr. Romoaldo pesa a acusação de que, ao lado do pai da Janaina, teria participado da quadrilha que se apropriou de propina cobrada para liberar o pagamento de muitos milhões referentes à dívida que a Assembleia Legislativa tinha com o banco HSBC.

E onde está o sr. Romoaldo, atualmente?! Deputado “independente” acha sempre um jeito de apoiar o Governo. E eu poderia falar também do sr. Mauro Savi, do sr. Nininho, do sr. Pedro Satélite, e mais e mais.

Enfim, se não se criou, até agora, uma CPI para investigar os tais rombos, não foi certamente por culpa da Janaina. Muitos daqueles que compunham aquilo que o Ministério Público define, em suas denúncias, como a “gangue do Riva”, está – curiosamente em consonância com o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos e com o chefe do Ministério Público, promotor Mauro Curvo – tecendo loas ao “governo da transformação”. Cabe ao governador, só a ele, deslindar essa contradição.


ENOCK CAVALCANTI, jornalista e blogueiro, é editor de Cultura do Diário

7 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - Responder

    Aí Enock,demonstra o quanto vce é mal- intencionado,essa pergunta vce deve dirigir ao Presidente da A.L.o DEP.Botelho.Lembre-se da pom constitucional separação de Poderes.Lembra?

  2. - Responder

    Os braços políticos de Arcanjo e do poder da Assembléia Legislativa (PSD, PSDB, PSC e acólitos) foram transplantados em Pedro Taques, numa cirurgia política de alto risco e bem sucedida. E por falar em membros superiores, se alguém chutar Pedro Taques de modo desleal, quebra a mão de Osmir – titular do cargo de puxa-saco oficial do governador.

    • - Responder

      O ortopedista, é melhor ser puxa saco de um homem honesto do que como vce que anonimamente se manifesta e está com saudades do Silval,com certeza deve ter perdido a bovina.Ou ficou sem RGA

      • - Responder

        Osmir puxa o saco de Taques e fala de saudades de Silval. Vá lá puxar o saco do Silval, cumpra sua sina e, não perca a oportunidade, arrume o que fazer, por exemplo, limpar a cela. Mas com tanta puxação de saco vai acabar com as duas mãos machucadas… ou com uma LER. PS.: Essa confusão psicanalítica entre bovina e bocona pode lhe trazer sérios problemas de toda ordem e natureza; lembre-se que você está apenas puxando um saco.

  3. - Responder

    Não é bovina, é bocona

  4. - Responder

    Quando fica nervo zinco assim é porque efetivamente perdeu a BOCONA, e devia ser generosa.Como bom ortopedista agora rói osso,o filé tá na Caramba. Boçal

    • - Responder

      Nervozinho e Carumbe

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

20 − sete =