PREFEITURA SANEAMENTO

Audiência pública discute o impacto do uso de agrotóxicos na vida das mulheres e no meio ambiente

Na programação organizada por Ademir Brunetto estão previstos debates sobre os riscos e malefícios à saúde humana causados pelo uso e consumo de agrotóxicos e o incentivo às tecnologias alternativas de produção agrícola

O deputado Ademir Brunetto (PT) comanda, na tarde desta quarta-feira, dia 6, uma Audiência Pública para debater o impacto do uso de agrotóxicos na vida das mulheres e no meio ambiente. O evento fará parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher e será realizada, às 14 horas, no Auditório Milton Figueiredo.

Na programação estão previstos debates sobre os riscos e malefícios à saúde humana causados pelo uso e consumo de agrotóxicos e o incentivo às tecnologias alternativas de produção agrícola.

Os agrotóxicos atuam de duas maneiras no comprometimento da saúde da população: através da aplicação destes produtos ou através do consumo de alimentos contaminados com resíduos de veneno. As intoxicações crônicas que, em longo prazo, resultam em câncer, descontrole da tireóide, do sistema neurológico em geral, surdez, diminuição da acuidade visual e até mesmo Mal de Parkinson são possíveis problemas de saúde causados pelos agrotóxicos.

Mesmo que sejam usados equipamentos de proteção individual pelos trabalhadores que fazem as aplicações nas lavouras, esses produtos penetram pela mucosa de pele, do olho, da orelha das pessoas, e inclusive pela respiração. Pesquisas relatam que a situação é tão grave que, além de serem encontradas nos alimentos, na água, no solo, no ar, essas substâncias foram detectadas, inclusive, no leite materno.

A audiência contará com a participação de professores, secretários de estado, médicos, membros do Comitê Estadual Contra o uso de Agrotóxico e pela Vida e  integrantes do MST.

Categorias:Cidadania

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

4 × dois =