PREFEITURA SANEAMENTO

AS REFLEXÕES DE JOSÉ ORLANDO MURARO, GORDO E HIPERTENSO: De tudo quanto li e pesquisei, nunca encontrei a resposta para o fato de que a maioria das mortes de hipertensos do sexo masculino ocorre de madrugada, normalmente entre 3 e 5 horas da manhã. Acredito que tenha a ver com a produção de testosterona

JOSE ORLANDO MURARO SILVA é advogado radicado em Chapada dos Guimarães, Mato Grosso

JOSE ORLANDO MURARO SILVA é advogado radicado em Chapada dos Guimarães, Mato Grosso

 

Reflexões de um gordo hipertenso…ao som de MAÍDA e MARCELO…..

POR JOSÉ ORLANDO MURARO
(Em 17 de maio de 2014)

 

Sábado é um dia de provação para os gordos e hipertensos, como eu. Podemos escolher como queremos nos matar: carne salgada e cerveja gelada, o famoso churrasco, ou aquela suculenta, maravilhosa e engordurada feijoada, regada a doses cavalares de caipirinha…. sábados são dias terríveis para os gordos e hipertensos….

Saí para caminhar às 6:00 da matina. Dou uma parada na padaria do Parizotto, já quase no entroncamento da General Mello com a Carmindo de Campos. Passo os olhos pelas manchetes dos jornais A Gazeta e Diário de Cuiabá. Meio que sem destaque, leio que a base governista vai se reunir com Blairo Maggi, na última e derradeira tentativa de convencê-lo a aceitar a candidatura a governador.

A DIREITA mato-grossense tenta de tudo para barrar o crescimento do nome do senador Pedro Taques. Tentou de tudo: desde Julier, Chico Daltro, um Lúdio, mas nada emplaca, nada cai no gosto da população.

E para piorar: o GAECO destrói o esquema na Secretaria de Estado de Trabalho e Ação Social: 20 milhões desviados de programas de qualificação para a Copa do Mundo! E a mulher do governador, Roseli Barbosa, até o pescoço na questão.

A DIREITA mato-grossense tenta, mas não consegue um nome palatável para o gosto da população. A pré-candidatura de Julier foi que nem cagada de pato: rápida, curta, e mesmo assim uma josta. Com todas as letras….

Chico Daltro? Vai ter que explicar como é que comprou a fazenda MINUSA em Chapada dos Guimarães e pagou 18 milhões de reais à vista, nota sobre nota, sem declarar a origem do dinheiro ao Imposto de Renda….

Lúdio Cabral? O currículo político é bem curto: como vereador votou contra a venda da Sanecap para a CAB…e nada mais…Mesmo assim, é ainda o melhor posicionado: 13% das intenções de votos, em uma destas pesquisas para consumo interno de partido político….

Blairo pode ser tudo, mas não é burro. Vai ter que explicar a questão do roubo (desvio é o cacete: foi roubo mesmo!) de 44 milhões na compra dos maquinários. E não adianta sustentar que o seu companheiro Julier Sebastião da Silva, chapadense de nascimento, enquanto juiz federal, o absolveu….junto com Éder Moraes! Isto é TRAPAÇA judicial: jogo de cartas marcadas…. coisa de mafiosos…

Mas a conversa na padaria do Parizotto nunca tem uma pauta definida. Neste sábado, ele, um homem de 1,85 m e 120 quilos, disse que, na realidade, a sua verdadeira profissão era cozinheiro e que sabia fazer uma porção de lambari empanado no fubá , que era coisa de doido.

Contei a ele que quando estive nos garimpos, em Rondônia, certa vez precisávamos de cozinheiro. Um dia chegou um cara magro, bem lépido, que mal abriu a boca e foi dispensado pelo dono da lavra. No outro dia, um cara imenso de gordo, que parou umas tantas vezes até atingir o local onde estávamos derrubando o barranco. Nem bem abriu a boca e o cara já mandou ele para a cozinha. Fiquei sem entender a diferença de tratamento e perguntei.Ele respondeu:

-Prest’atenção: gente magra já se acostumou a passar fome…. agora o gordo é bem diferente: o cara cozinha p’rá ele mesmo, e aí a coisa fica boa…

Verdade: um almoço de primeira, um contrato garantido e a peãozada contente.

E de gordo p’rá gordo, chegamos a uma conclusão estarrecedora: são os magros que estão morrendo de AVC e enfarto! Bem mais
do que os gordos…. conversa de padaria num sábado de manhã….

Paguei os 75 centavos pelos três dedos de café, e rumei pela Carmindo de Campos em direção ao Supermercado Modelo, em frente ao 9º BEC.

De tudo quanto li e pesquisei, nunca encontrei a resposta para o fato de que a maioria das mortes de hipertensos do sexo
masculino ocorre de madrugada, normalmente entre 3 e 5 horas da manhã. Acredito que tenha a ver com a produção de testosterona.

Li em um folder do Laboratório Pfizer, apresentando o Viagra, que entre 3 e 5 da manhã o corpo do homem produz a testosterona, por isso que acordamos tesos. Eu entendi que, se o corpo masculino produz testosterona, que circula pelo sangue, o hormônio também deve agir sobre o coração, obrigando que aquele órgão trabalhe mais e mais forte, para que tenhamos uma bela EREÇÃO!

A natureza é sábia. Porque produzir testosterona e não ter uma ereção para garantir a sobrevivência da espécie?

A conclusão é lógica: o hipertenso deve tomar seu remédio à noite, pouco antes de dormir. Quando, de madrugada, a testosterona agir sobre o coração, as veias estarão dilatadas, e o cara ganha mais um dia para aprontar….

No Modêlo dobro à esquerda, e pela Fernando Correa, caminho duro em direção à Praça da Farinha, no final da Miranda Reis.

De tanto ler sobre o assunto ( aliás, leio até composição em caixa de sabão em pó…), acabei crendo que os MOTIVOS e
CAUSAS da marcação sistólica (o índice mais alto) são totalmente DIFERENTES, do índice mais baixo, o diastólico.

O raciocínio é o seguinte: estando o coração em repouso, e o índice superar 80mgHg , significa que suas veias estão comprimidas devido à produção de angiotensina II. Isto qualquer bula de remédios para hipertensos explica, e vem Losartan, captopril, etc e tal….

Mas quando o coração bombeia o sangue, e o marcador mais alto supera 120mgHg, a causa é bem outra: o cidadão está com os tubos ENTUPIDOS de graxa, ou como se diz, de gordura, colesterol….

Existe um marcador denominado Proteina C Reativa, que indica o risco de ataque coronário, o famoso enfarte. Acima de 3,0 a coisa já está para encomendar o caixão. A primeira vez que fiz exame de tal marcador, o meu estava em 8,8! O meu cardiologista informou que eu estava bem, mas o único risco era o de MORTE SÚBITA!

Passou a receita, se despediu de mim apressadamente e me mandou embora, e era para voltar dali UM ANO! Se estivesse vivo,
claro….

Fiquei tão puto com o tratamento que recebi que montei uma planilha, com resultados de exames pedidos seis meses antes por outro médico. Foi comparando que descobri que só o cardiologista havia pedido o exame de Proteina C Reativa.

Pesquisei pelo dr. GOOGLE, e encontrei um artigo do Drauzio Varela, sobre este marcador de risco de doença coronária. E ele discorreu sobre os efeitos da ESTATINA, a única droga que realmente atua limpando a graxa das válvulas do coração e das veias….

No final ( ou começo?) da Miranda Reis, chego na general Mello…dobro à esquerda novamente e caminho para a minha casa…..

Consulto com dois cardiologistas, mas um não sabe do outro. A cada seis meses, refaço os exames e vou lançando o resultado na minha planilha. Nenhum deles me receitou estatina, mas eu a tomo. O marcador da Proteína C reativa caiu, mas ainda continua acima de 5…. Por via das dúvidas, anos atrás, resolvi abandonar o plano de saúde da UNIMED. Estava me matando, metaforicamente falando. Aderi ao Plano FUNERÁRIO DA PAX…. descontos nas consultas, nos exames, sem muita burocracia….

Já dou trabalho demais enquanto vivo… espero que, quando morto, a PAX resolva a questão sem muitos problemas….

Corto a Carmindo , e sigo em frente …e desabo em uma das cadeiras no bar da Loira, chamado de Cantinho da Amizade…uma cozinheira de mão cheia….com 95 quilos de peso, lógico!

Peço uma cerveja, afinal é sábado, e jogo-lhe a moeda de um real, para colocar ma máquina de música…MAÍDA E MARCELO…a de sempre…

E o vanerão pega fogo……. ”eu sou um peão de estância… nascido lá no galpão… mas aprendi desde criança…a honrar a tradição…meu pai era um gaúcho, que nunca conheceu luxo,…mas viveu folgado enfim… E quando alguém lhe perguntava…. do que ele mais gostava… o velho dizia assim…”

“Churrasco, bom chimarão
Fandango, trago e mulher
é disso que o velho gosta
é isso que o velho quer….”

Sábado é dia de provação para os gordos e hipertensos, como eu….mas já que acordei e estava vivo, vamos viver a vida….. e que me venham todos os sábados…enquanto eu puder vivê-los….

 

1 Comentário

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 177.221.96.131 - Responder

    E que venham muitos e muitos sábados cheios de saúde pra você Muraro das Moças (como dizem aqui em Chapada)!

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

3 × 3 =