Alunos da Escola Livre Porto Cuiabá apresentam a peça “A pena e a Lei”, de Ariano Suassuna, de quinta a domingo, no Teatro do Cerrado

Ariano Suassuna, escritor

Ariano Suassuna, escritor

Alunos apresentam ‘A pena é a lei’, de Ariano Suassuna

 

Os personagens típicos da literatura dramática nordestina ganham vida de quinta a domingo (13 a 16/08), no teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

 

Rose Domingues

Especial para a PAGINA DO E

 

Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Livre Porto Cuiabá apresentam a peça ‘A pena é a lei’, uma comédia de Ariano Suassuna que resgata o teatro cômico popular brasileiro, de quinta (13) a domingo (16), às 20 horas, no teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

 

Cenas de humor, reflexões sobre honestidade, amor, corrupção e esperança, com uma pitada de crítica social. Este é o cardápio da peça que é composta de três atos: A inconveniência de ter coragem, O caso do novilho furtado e Auto da virtude da esperança, que trazem personagens típicos da literatura dramática nordestina em disputas ardilosas, a fim de alcançar o amor da mulher desejada logo no primeiro ato.

 

Para o diretor e coreógrafo teatral, Luciano Oliveira, o roteiro leva o espectador a um inevitável destino: pesar a conduta em vida na balança da justiça divina.  A escola tem a tradição de trazer o teatro como um dos momentos marcantes no encerramento da etapa escolar. Um dos objetivos é fazer com que os alunos trabalhem as próprias emoções e façam uma associação entre tudo que aprenderam e viveram ao longo do Ensino Fundamental e Médio com a vida. Além de atuar, eles também cuidam de tudo que envolve o teatro de forma integrada. “Leitura, adaptação do texto, escolha de personagens, divulgação, composição de figurino, busca de patrocínio, cenário e também venda de ingressos.”

 

A aluna Mariana Penna, de 17 anos, explica que no começo dos preparativos, há cerca de três meses, não pensou que os desafios seriam tão grandes. Por outro lado, fez muitas descobertas incríveis neste período. “Nunca imaginei que precisaríamos confiar uns nos outros tanto quanto agora, também passei a não ter tanto medo de errar, de cair”. O mesmo avalia Sabrina Venites, que comenta estar um pouco ansiosa com a chegada das provas para entrar na faculdade, porém, hoje enxerga tudo isso com outros olhos. “Passei a me cobrar menos, aprendi a ver os erros de forma diferente. Ao invés de lamentar, busco energias para corrigi-los.”

 

Realizado desde 1995, o teatro é incluso no currículo escolar no 8º e no 12º ano da Escola Livre Porto Cuiabá, trazendo obras importantes da literatura universal e nacional. Por se tratar de um período em que o jovem está no terceiro setênio (fase dos 14 aos 21 anos), inúmeras mudanças físicas e psicológicas abruptas acontecem. Uma delas é a busca por um ideal, a partir do teatro é possível obter exemplos e conceitos sobre justiça, verdade, honra, sonhos e liberdade. Algumas peças já encenadas: Homem de La Mancha e Sakuntala (2012), O santo milagroso e Cyrano de Bergerac (2013), A invasão e A comédia dos erros (2014).

 

Autor

 

Ariano Suassuna foi um dramaturgo, romancista, ensaísta e poeta brasileiro, nascido em João Pessoa, e que morreu em do ano passado. Idealizador do Movimento Armorial e autor de obras como ‘Auto da Compadecida’ e ‘O Romance d’A Pedra do Reino’ e o ‘Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta’, foi um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil.

 

Serviço

 

As vagas são limitas, ligue e reserve seu ingresso na Escola Livre Porto Cuiabá: (65) 3028-6625. A peça será nos dias 13 a 16 de agosto, às 20h, no Auditório Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, no Centro Político Administrativo. O ingresso tem preço promocional de R$ 15. Curta a nossa página e acompanhe nossas divulgações: www.facebook.com/EscolaLivrePortoCuiaba

 

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

dezenove + 9 =