Oportunidade rara: um curso sobre a História da Arte, ministrado pela historiadora Aline Figueiredo, a partir desta segunda (13), com direito a certificado da Escola Superior de Advocacia, da OAB. Para se inscrever, basta acessar o saite da OAB-MT, é de graça. Eu, Enock Cavalcanti, já me inscrevi

aline f

 

 

Oportunidade rara: estão abertas inscrições para o curso de História da Arte, na sede da OAB, que começa na segunda-feira (13). Será ministrado pela historiadora, crítica de arte e pesquisadora cult Aline Figueiredo. O curso será dividido em seis aulas e oportuniza o conhecimento das diversas faces da História da Arte e as mudanças sofridas ao longo do tempo.  As aulas serão de segunda a sexta, das 19 às 21h e no sábado das 10 às 12h. Informações 3613-0956. Este blogueiro já se inscreveu.

O curso é parte das homenagens às mulheres na programação do Março Mulher, por meio da Comissão de Direito da Mulher, e integra o OABMT 80 anos por meio do projeto “Arte na Ordem”. A carga horária será de 12 horas/aula e a certificação será emitida pela Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Seccional, no link “ESAMT – Cursos” ou na “Área do aluno”. Outras informações pelos telefones(65) 3613-0956/0957.

Aline Figueiredo realizou a Primeira Exposição de Pinturas dos Artistas Mato-grossenses (1966) em Campo Grande (MS), onde fundou e dirigiu a Associação Mato-grossense de Artes (AMA, 1967/1972) e assina coluna de Artes Plásticas no Diário da Serra (1969). Em 1971, concluiu o curso de Direito pela Federação Universitária Católica de Mato Grosso. Ao mudar-se para Cuiabá ingressou, em fevereiro de 1973, no quadro técnico da UFMT, e, junto a Humberto Espíndola, elaborou projeto para a criação do Museu de Arte e de Cultura Popular (1974). Participou da implantação da Fundação Cultural de Mato Grosso, criou o Ateliê Livre, o Salão Jovem Arte Mato-grossense e a Pinacoteca Estadual.

Programação:

1ª Aula
Da Pré-História ao Gótico: A Pré-História (do paleolítico superior ao neolítico: a primeira grande renovação estilística); a proto-história e o aparecimento da escrita. Antiguidade com noções de arte egípcia, grega, romana, primitiva cristã. Arte Medieval com noções de arte românica, bizantina e gótica.

2ª Aula
O Renascimento e os desdobramentos do Classicismo: Do século XV a meados do século XIX, abrangendo noções sobre: O Pré-renascimento, o Renascimento, o Maneirismo, Academismo, Barroco, Rococó, Iluminismo e o Neoclassicismo.

3ª Aula
O século XIX: A Revolução permanente em busca de novos padrões: Revolução Industrial. Noções sobre: O Romantismo, Realismo, a Fotografia, o Início da Pintura Moderna (Impressionismo e Reação ao impressionismo) e arte Noveau.

A Arte Moderna e seus desdobramentos experimentais: Na primeira metade do século XX: Expressionismo, Fovismo, Cubismo, as tendências abstratas Formais e Informais; a Bauhaus, o Dadaísmo, Surrealismo, e o Pós-guerra.

4ª Aula
Arte Contemporânea e seus desdobramantos experimentais na segunda metade do século XX: O Informalismo; Happening, arte Cinética, Op-art, Pop Art, Novo Realismo, Fluxus, Hard-Edge, Vídeo-Arte, Figuração Narrativa, Minimal Arte, Múltiplos, Arte Conceitual, Hiper-Realismo, Arte Povera, Body-art, Suporte-Superfície, Arte Postal, Graffitti, Transvanguarda, Neo-expressionismo.
Panorama da Arte Contemporânea: Tendências verificadas nas grandes mostras internacionais, a exemplo das Bienais de São Paulo e Veneza e da Documenta de Kassel.

5ª Aula
Panorama da Arte Brasileira: Com noções Históricas da Arte Brasileira, desde o século XVII, passando pelo Barroco litorâneo e o Barroco mineiro; Missão Artística Francesa e o Academismo, a Semana da Arte Moderna, o Modernismo, os Salões Nacionais, as Bienais de São Paulo e as tendências atuais.

6ª Aula
Panorama da Arte Mato-Grossense: Abrangendo noções sobre o aparecimento da arte mato-grossense na cena brasileira, a força da pintura cabocla; os principais artistas mato-grossenses ao longo de mais de quarenta anos de descentralização da arte brasileira.

 

aline figueiredo arte

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

dois × 1 =