PREFEITURA SANEAMENTO

ADVOGADO JOSÉ ORLANDO MURARO: Existe um critério político, na seletividade dos acusados  e nos vazamentos para a imprensa da Operação Lava-Jato.  Mais do que um critério, há uma construção política, de uma alternativa, de uma estrutura que dê suporte a um novo viés ideológico. Em 2014/2015, o juiz federal Sérgio Moro destruiu, castrou e calou o Partido dos Trabalhadores. Até 2018, existe um longo tempo para detonar o PMDB e o PSDB. E por qual partido, então sairá o provável candidato Sérgio Moro? Nenhum dos atuais, com certeza. A pergunta definitiva é: o juiz federal Sérgio Moro é um fascista? Populista, com certeza não é. Democrata, também não

Sérgio Fernando Moro, juiz federal, titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, no Paraná

Sérgio Fernando Moro, juiz federal, titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, no Paraná

 

2.018 e o nosso fascismo tupiniquim….

 POR JOSÉ ORLANDO MURARO

 

Dia 31 de dezembro não foi um dia muito normal. Aliás, nada normal. Como sempre acontece, o último dia de um dos piores anos pelo qual passou o povo brasileiro não podia passar em brancas nuvens.

 

A primeira notícia ruim veio logo cedo: os cheques de terceiros, no valor total de 4 mil reais que havia  depositado, haviam sido devolvidos pelas alíneas 11 e 27.

 

Problemão. Dos graves. Último dia do pior ano da minha vida. Algo tinha que acontecer…..

 

Contei as merrecas no bolso e fui para a Distribuidora  Beats. Uma boa cerveja para esfriar o cérebro. Eu precisava…..

 

Na frente da distribuidora, tem um pé de coité, que muito chamam de cabaça. Mas é diferente, eis que a cabaça, cujo fruto é bem grande, é uma planta rasteira, como a abóbora. E o coité é uma árvore baixa, e o fruto é menor….. Quando o Ronildo da Mata resolveu ampliar o seu comércio, ele decidiu cortar o pé de coité. Levou tinta. Todos os clientes ralharam com ele, dizendo que aquele pé de coité havia sido plantado pelo seu finado pai, e era sacanagem mandar cortar o mesmo. Resultado final: o coité continua lá, firme e forte….

 

Quando cheguei à distribuidora , um susto. Uma verdadeira muralha de caixas de cervejas. Tomavam  toda a calçada e a frente do estabelecimento. E dois caminhões esperavam para descarregar. Um da Cervejaria Petrópolis  (Itaipava) e  outro, vermelho, da Ambev (Brahma)…nisto chegou um terceiro caminhão, azul, da Antarctica ( também Ambev), que estacionou do outro lado da rua, e foi embora, para voltar depois, quando findasse a carga dos dois primeiros caminhões…

 

– E tem mais dois caminhões de latinhas para encostar e descarregar, avisou o Ronildo, para justificar o tumulto na frente do seu comércio…..

 

A Distribuidora Beats é um caso para estudo sociológico. Não tem mesa de sinuca ( e nem as intermináveis discussões dos jogadores), não tem televisão ligada  no Cadeia Neles e ninguém ali discute futebol…..  A clientela é sempre a mesma: pedreiros, motoristas, funcionários públicos,  donos de pequenos comércios aqui da Avenida  General Mello, o  da borracharia, o da oficina mecânica, o da loja de escapamentos, e por aí segue a coisa. E muitos aposentados…. cada qual chega e pega a sua cerveja, individualmente. Quando você olha nas mesas,  existem duas ou três garrafas de cervejas. Cada qual bebe da sua….. levanta, paga ou pendura a conta, e vai cuidar da vida….

 

Nem no final dos campeonatos brasileiros, eu ouvi discussão sobre futebol ali…. mas o quê ou sobre o quê conversam as pessoas? Normalmente sobre o dia-a-dia, cada qual desembucha seus aperreios e fala-se muito em CULINÁRIA!

 

Culinária?….

 

Quando cheguei, o João, que é mecânico, estava falando sobre a polenta com carne moída que ia fazer naquele dia… mas que ainda não tinha comprado os ingredientes. Explicava que na sua polenta não entra fubá, mas sim o farelo de milho….. João descende de austríacos. Pega a sua cerveja sem a camisa de isopor, espera que ela esquente um pouco, e depois a toma, diretamente no gargalo, sem usar copo…..

 

Outro narrou que, no programa da Ana Maria Braga, ele tinha visto um prato bem especial. O cara cozinhou o miojo-lamen, com tempero e tudo e depois escorreu no escorredor de macarrão, com muita água. Deixou secando por mais de duas horas. Depois colocou um pedaço de toicinho de porco na panela e deixou derreter e esquentar. Quando estava quase queimando, jogou dentro o miojo já seco….

 

– Fica sequinho, que nem a batata palha…..

 

Como todo mundo ali já foi peão de trecho, todos sabem cozinhar…..

 

Mas o meu dia nem tinha ainda bem começado. Quer dizer, tinha começado bem mal….mas paciência…aquele terrível ano estava acabando….

 

Chegou um cliente, de cabelos e bigode alvos, brancos pelo peso da idade. É integrante de uma das mais antigas lojas maçônicas de Mato Grosso. Usava uma camisa preta. Olhou bem na minha direção, e disparou:

 

-Neste ano não vou usar branco na passagem do ano…eu vou usar camisa preta em homenagem ao grande brasileiro, o juiz Sérgio Moro que, com coragem e mão-de-ferro comanda a Operação Lava-Jato…

 

E foi saudado e até aplaudido, por alguns.

 

Eu sabia. Ia sobrar pra mim… êta diazinho zica….

 

-E aí…ô do PT…o que é que você acha?

 

Nem adiantava argumentar que estou filiado no Partido Verde…

 

– Camisas- pretas? Os nazistas começaram assim….

 

Era mentira e eu sabia. Os camisas pretas eram partidários de Mussolini, na Itália…Mas, demônio por demônio, Hitler é o mais conhecido…..

 

Pegou a cerveja dele e sentou-se na minha mesa. Antes que ele começasse a falar e me jogar nas cordas, eu perguntei à queima-roupa:

 

– E os irmãos das lojas…o que pensam sobre isto?

 

Ele entendeu a situação e disse que todos discutem, inclusive, a possibilidade de apoio, no caso de Sérgio Moro sair como candidato a Presidente em 2018…. e vocês do PT?

 

– O PT está morto…. não adianta chutar cachorro morto….

 

– É, vamos ver agora o que acontece com o PMDB e o PSDB…..

 

Pegou a cerveja e foi sentar-se em outra mesa. Coisa comum nesta distribuidora…você carrega a sua cerveja, joga um pedaço de conversa aqui, depois vai para outra mesa, ou fica em pé,  e quando o saco enche, você se senta na calçada, do outro lado da rua e fica observando o movimento…

 

Existem  erros graves em todos os artigos que leio na imprensa nacional. O primeiro é de que o juiz Sérgio Moro faz o jogo do PSDB, para aplainar o caminho do senador Aécio Neves à Presidência da Republica em 2018. Ou forçar uma nova eleição presidencial, ainda em 2016. Este é, no meu ver, o mais grave equivoco. Sérgio Moro jogo para ele mesmo, em seu próprio favor.

 

Em 2014/2015 o juiz federal destruiu, castrou e calou o Partido dos Trabalhadores e pior, submeteu o Supremo Tribunal Federal às suas decisões, inclusive com a extrapolação dos prazos das prisões temporárias, que os ministros do STF, acuados pela imprensa, aprovaram….

 

Em 2016, quem será a bola da vez? O PMDB ou o PSDB? Argumentos e delações premiadas ele tem, de mãos cheias….

 

Começaram  a “vazar” pela imprensa delações envolvendo Renan Calheiros, presidente do Senado; Michel Temer, vice-presidente da República, e  sobre o próprio senador Aécio Neves … delações feitas há mais de meses…cartas só usadas neste momento…..

 

A questão que se colocará no decorrer deste ano é se este ou aquele partido político recebeu o estorno da propina e lançou na rubrica de contribuição eleitoral. A resposta é óbvia: a maioria dos partidos políticos fizeram isto. Comprovado isto, e já está, no caso do PMDB de Alagoas, o partido pode ter seu registro cassado, eis que usado para fins criminosos.

 

Simples assim. Só restarão, se tanto, os partidos nanicos.

 

O Partido dos Trabalhadores, que era o mais forte dos três, inclusive por deter a Presidência da República, foi completamente acachapado, demolido. Até 2018, existe um longo tempo para detonar o PMDB e o PSDB…. e enfrentar um pleito à Presidência da República em ares de brigadeiro, sem adversários de peso….

 

Que uma verdadeira organização criminosa, de tentáculos fortíssimos se instalou não só na Petrobras, mas em vários segmentos do governo federal, é  inegável e os responsáveis devem ser punidos…Isto é uma investigação que deveria ser levada de roldão, sem excluir ninguém.

 

Mas não é  isto o que se vê na operação Lava-Jato. Existe um critério político, na seletividade dos acusados  e nos vazamentos para a imprensa.

 

Mais do que um critério, há uma construção política, de uma alternativa, de uma estrutura que dê suporte a um novo viés ideológico.

 

E os partidos políticos existentes serão engolfados e destruídos.  Caminho suave ao pleito de 2018.

 

E por qual partido, então sairá o provável candidato Sérgio Moro?  Nenhum dos atuais, com certeza.

 

O exemplo do Partido PODEMOS espanhol é muito elucidativo. Usando apenas as redes sociais, o Podemos se tornou uma das maiores forças políticas do Parlamento Europeu, em poucos meses. Tendo a grande mídia a seu favor e usando as redes sociais, em pouquíssimos meses, o juiz Sérgio Moro poderá estruturar um partido político de dimensões nacionais…. basta querer….

 

A pergunta definitiva é: o juiz federal Sérgio Moro é um fascista? Populista, com certeza não é. Democrata também não.

 

É um juiz extremamente TRUCULENTO. Talk short  and  use a big stike, ensinou Theodore Roosevelt. Usa, abusa e atropela a LEI, Tem aplicado a LEI em todo o seu rigor, extrapolando-a muitas vezes, de forma SELETIVA, escolhendo maquiavelicamente contra quem dirige suas decisões, mas tendo-as confirmadas e sacramentadas pelo Supremo Tribunal Federal, a última instância que erra.

 

O filósofo Merleau-Pointy definiu o fascismo como “a tentativa de resolver o problema operário dento dos marcos da Nação”. Logicamente escreveu sobre a realidade  social no início do Século XX.

 

Adaptando a questão, podemos escrever que o fascismo que surge em nosso horizonte  tenta resolver os problemas políticos e administrativos dentro dos marcos da nação brasileira.

 

É uma visão bem estreita. Não adianta argumentar que o dólar rompeu a barreira dos 4 reais por conta da instabilidade na China. Não. A culpa é da Dilma e acabou…

 

Nega-se a globalização e seus efeitos perversos. Confinam-se todos os problemas nos limites da Nação. E só falta um salvador da Pátria….

 

Quando Hitler assumiu, em 1933, o cargo de chanceler na Alemanha, a imprensa mundial o tachou de forma caricata. Não como um louco, mas apenas um palhaço, ou algo pior.

 

O juiz Sérgio Moro não é louco e nem palhaço. É bem engomadinho, sorriso colgate, e uma inteligência muito acima da média.  Embaralhou o tabuleiro político nacional, e varre para a lata do lixo da história quem bem ele quer…..

 

Leon Trotsky escreveu vários textos, depois unificados em um livro de escritos sobre a Alemanha, onde ele alertava que o nazismo era o pior inimigo do socialismo. E na Itália, Gramsci, já encarcerado, escreveu o mesmo sobre Hitler e Mussolini.

 

Mas havia algo que Trotsky e Gramsci, por razões diversas, não podiam avaliar. Wilhelm Reich escreveu com todas as letras: as massas amavam Hitler.

 

E a turba de brasileiros, ama o juiz Sérgio Moro? Respeitam muito, por enquanto. A veneração e a idolatria é algo que a mídia nacional sabe fazer muito bem… é esperar para ver….

 

As condições estão dadas para o que aqui descrevo. Sem futurologia ou premonição, mas os camisas pretas estarão cada vez  mais presentes nas ruas brasileiras, marchando ao som da música  The Wall, do Pink Floyd….

 

Por hoje é o suficiente.

muraro, josé orlando - advogado mt - na pagina do enock

 

Jose Orlando Muraro Silva é advogado. Fundador do jornal Pluriverso Chapadense.

Cba, 08.01.2016

 

2 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 179.217.122.1 - Responder

    A coisa mais parecida com nazismo e fascismo no Brasil, e América Latina em geral, é o PT e seus aliados bolivarianos, para concluir isso basta ver o que fazem os bolivarianos na Venezuela.

  2. - IP 177.2.94.245 - Responder

    Primeiro a petralhada dizia que era o Joaquim Barbosa ; depois Roberto Gurgel ; depois Aécio ; depois Marina; agora é Sergio Moro . Em suma ; essa gente caolha , não aceita que o governo ” dos trabaidô” é um desastre e está afundando em corrupção .
    Cada um enxerga o que quer , mas é até feio esse amor doentio pelos corruptos presos.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

três × 4 =