PREFEITURA SANEAMENTO

ADEMAR ADAMS: Riva deveria ter ido pra cadeia em 2003

Dias Toffoli atende MPF e manda Policia Federal prender Geraldo Riva e Éder Moraes e adotar outras providên… by Enock Cavalcanti

O deputado José Riva (PSD) preso nesta terça-feira, responde a mais de 100 processas na Justiça por improbidade administrativa. Ademar Adams teme que uma liminar, no STF, a qualquer momento, determine a liberdade do deputado do PSD de Mato Grosso

O deputado José Riva (PSD) preso nesta terça-feira, responde a mais de 100 processas na Justiça por improbidade administrativa. Ademar Adams teme que uma liminar, no STF, a qualquer momento, determine a liberdade do deputado do PSD de Mato Grosso

 

Riva preso – A galera solta o grito

POR ADEMAR ADAMS

Riva deveria ter ido para a cadeia em 2003, logo após a prisão do bicheiro João Arcanjo. Isso porque as provas dos desvios de, na época, 60 milhões da Assembleia Legislativa eram tantas que parecia iminente o fim do reinado do Baixinho.

Mas o judiciário se submeteu a todo tipo de chicanas e adiamentos, que a população foi ficando entorpecida e descrente na punição. Contribuiu para isso a inatividade da Procuradoria Geral de Justiça que após a saída do procurador Luiz Jacob, passou a fazer corpo mole, não reagindo à tela de proteção armada no Tribunal de Justiça.

Enquanto Riva resistia na justiça, ia se alternando na Presidência ou na 1ª Secretaria da Casa de Leis, tendo no bolso quase a totalidade dos deputados que passei a nominar de “rivaboys”.

Nas eleições subsequentes, os eleitores desinformados e os comprados iam lhe dando votações expressivas. Para isso, a cada ano o duodécimo aumentava e a forma de desvios passou a ser mais sofisticada. Já a imprensa foi ficando cada vez mais calada quanto às falcatruas e mais generosas nos elogios e babações ao deputado, graças ao pagamento de polpudas verbas de zelo. Uma mostra disso foi o comportamento da Globo local, que passou o dia cheia de dedos para dizer que Riva estava preso, só o fazendo no noticiário da noite.

Até o Fantástico da Rede Globo engavetou uma bombástica reportagem do “repórter sem rosto” que passou a ser um reles repórter sem ética. Do morto que assinou cheques, às calcinhas milionárias, as maracutaias do Riva foram dissecadas. Mas o comando da emissora vetou a exibição da reportagem. Na época foi denunciado que teria rolado 10 milhões de jabá.

O Tribunal Faz de Contas, que só pune gestores de pequenos municípios, jamais enxergou qualquer desvio no legislativo estadual. Aliás, recentemente um dos procuradores que era o relator nas contas de Riva, depois de um voto que apontou inúmeras irregularidades insanáveis, sabe Deus por que, pediu a aprovação e foi seguido à unanimidade pelo corte.

A luta social pela criação da Vara de Ação Civil Pública, permitiu que a centena de processos contra o deputado saísse das mãos de juízes conservadores das varas da Fazenda Pública, para magistrados mais modernos e ciosos do interesse público em jogo. As sentenças condenando Riva passaram a descascar e colocar no forno a batata dele.

Também laborou em favor da sociedade a aposentadoria pelo CNJ de uma penca de magistrados, alcunhados de “rivajus”, pela defesa às vezes explícita, do deputado. Daí, a nova formação das Turmas do Tribunal, com destaque que não se pode deixar de citar, para os desembargadores Maria Erotides e Luiz Carlos Costa que em magistrais acórdãos, transformaram, finalmente, Riva em ficha suja.

Feita esta resenha, temos de constatar que a prisão do deputado Riva não tem nada a ver com os desfalques perpetrados no começo de sua carreira parlamentar, que em valores atualizados chegariam hoje a meio bilhão de reais. O processo atual envolve outras denúncias de desvios de dinheiro público, lavagem de dinheiro e outros crimes.

Mas nós, que conhecemos o judiciário brasileiro, não devemos ser muito otimistas. Basta que em um plantão do Supremo, um Gilmar Dantas ou Marco Collor de Mello conceda uma liminar e mande soltar o deputado, como já mandaram soltar dois banqueiros ladrões em outras ocasiões.

O que a sociedade espera, é que seja o começo do desbaratamento dessas quadrilhas que vem assaltando os cofres públicos de forma desbragada nos últimos anos. Mas tem muitos corruptos ainda soltos, de orelha em pé, mas por ora livres.

E os caititus?

Nos próximos dias a Ong Moral deverá pedir à Assembleia Legislativa a abertura de processo de cassação do deputado. Vamos ver como se portam os caititus após o encarceramento do chefe da vara. O atual presidente, que uma ano após o afastamento de Riva da Presidência, não teve coragem de ocupar o gabinete que lhe cabia. Medroso esse Romualdo, não?

E o Mággico?

Parece claro que o senador Blairo Máqquinas sabia do tsunami que se abateria nas cercanias do rio Cuiabá, pois partiu em oportuníssimas férias com a família para a Europa, e escapou, por ora, da avalancha. Mas foi seu status de senador que levou o processo ao STF.

 

ademar adams

ADEMAR ADAMS é jornalista em Cuiabá, Mato Grosso. É militante da Ong Moral e foi o presidente fundador desta entidade popular cuiabana.

 

———–

ENTENDA O CASO

 

RELAXAMENTO

Riva ingressa com habeas corpus no STF

do jornal A Gazeta

RIVA-PM2 (1).jpg

Advogado do deputado estadual José Riva (PSD), preso pela Polícia Federal nesta terça-feira (20), Rodrigo Mudrovitsch ingressou, no início da noite, com pedido de revogação da detenção do parlamentar, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). A expectativa é a de que o ministro José Antonio Dias Toffoli analise a solicitação ainda nesta terça.

O pedido formulado se baseia em 2 fundamentos, o de que a prisão de um deputado estadual, nestas condições, só poderia ocorrer em caso de flagrante delito, e a de que ele não representa risco para as investigações, motivo alegado pelo Ministério Público Federal (MPF) e acatado por Toffoli para decretar a prisão.

Conforme o advogado, para que Riva pudesse ser preso fora de flagrante, em uma investigação, caso da 5ª fase da operação “Ararath”, seria necessária autorização da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o que não ocorreu.

O defensor reforça que Riva, afastado há mais de 1 ano da presidência da AL, não interfere na administração do Legislativo e nem questiona o afastamento, determinado pela Justiça por outra investigação.

15 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 187.6.120.104 - Responder

    ´´Este é só mais um escandalo da politica para desviar o assunto de outros anteriores ´´ logo se transforma em pizza , e nós trabalhadores continuando na luta para não deixar nosso pais ir a falencia igual a SAUDE , EDUCAÇÃO , SEGURANÇA que logo volta nos palanques para serem assuntos de outros que virão dar continuidade ao mesmo feito de sempre , mas não podemos desistir , e sim acreditar que um dia tudo pode melhorar , isto mesmo eu disse quem sabe um dia tudo possa melhorar.

  2. - IP 187.6.120.104 - Responder

    ´´Este é só mais um escandalo da politica para desviar o assunto de outros anteriores ´´ logo se transforma em pizza , e nós trabalhadores continuando na luta para não deixar nosso pais ir a falencia igual a SAUDE , EDUCAÇÃO , SEGURANÇA que logo volta nos palanques para serem assuntos de outros que virão dar continuidade ao mesmo feito de sempre , mas não podemos desistir , e sim acreditar que um dia tudo pode melhorar , quem sabe .

  3. - IP 200.96.181.139 - Responder

    E nada da matéria sobre a decisão do Juiz que determinou a derrubada do prédio construído de forma irregular na rua Presidente Marques, nao e’ mesmo, Seo Enock?…

  4. - IP 177.193.129.125 - Responder

    bacana esse alerta do ademar: temos que ficar de olho no gilmar mendes, no marco aurelio mello e naquele pessoal todo lá do stf. essa gente gosta de facilitar pra bandido de colarinho branco. não é que o doleiro youssef quase ia sendo solto neste início de semana?

  5. - IP 177.132.246.207 - Responder

    Ademar esta é uma coisa local.Falar de pessoas em Brasília é só para desviar o assunto.Agora entendemos porque o Silval não saiu candidato a nada.Agora entendemos pq o Ilustre Senador Mággico,recuou de sua candidatura mesmo tendo mais de 60% dos votos,pq o baixinho maquiavélico,Riva,anunciou o fim da carreira.Êles sabiam da merda que vinha vindo e que isso seria um escândalo.

  6. - IP 177.221.96.140 - Responder

    Estou gostando de ver a petelhada em polvorosa por causa de seus aliados presos.

    Toda essa gente presa e/ou investigada faz parte de partidos da base aliada do Governo Federal com o PT, inclusive o RIva, que é filiado ao PSD.

  7. - IP 177.17.206.119 - Responder

    Podia incluir nessa lista de soltar criminosos o claudicante Ministro Teori Zavascki, o qual nem esperou o “plantão”…

  8. - IP 187.55.191.231 - Responder

    Lugar de bandido é na cadeia como diz o Bolsonaro!!!!!

    • - IP 191.11.211.122 - Responder

      Então ele deveria se entregar, pois, Jair Bolsonaro o um bandido da pior espécie!

  9. - IP 200.252.51.208 - Responder

    Esse Ademar Adams não representa ninguém, só os interesses dele e do idiota do Ceará…que pena que quem morreu foi o irmão dele, aquele sim era um homem de bem…

    • - IP 201.88.96.159 - Responder

      Pegou pesado, amigo!

    • - IP 191.11.211.122 - Responder

      Se você for homem de verdade, se identifique para que eu possa saber com qual marginal estou falando. Você representa quem? Deve viver as custas de do corrupto Zé Riva. Vá levar uma marmita para ele na Papuda seu merda!

  10. - IP 187.54.251.169 - Responder

    O QUÊ XÔ MANO!!!
    TÁ TCHEIO DE PARASITA E PULGA DE RATO DEFENDENDO O HAMSTER ANÃO…KKK
    VÃO MORRER DE FOME AGORA SEUS SAFADOS QUE VIVEM COMENDO MERDA DE RATO…!!!

  11. - IP 187.54.251.169 - Responder

    Então Ademar Adans…
    Faltou dizer que quem prendeu Arcanjo e não deu andamento em processos contra os delinquentes da Assembleia foram os senhores Pedro Taques e Julier…ou não…? Aliás…Arcanjo foi preso por homicídios e o processo da lavagem de dinheiro…? Nada..? E agora os dois, após posarem de éticos combatentes da máfia entraram nela e hoje são da ‘famiglia’…ou não…?

    • - IP 191.11.211.122 - Responder

      Carlão,
      O Julier e o Taques se revelaram farinha do mesmo saco. Um com o Pirão e outro com o Mendonção…
      Pra quem não sabe, foi o financiador de Taques que impediu que ele fizesse qualquer denúncia contra Riva no Senado.
      No fundo, bem no fundinho Taques e Riva comem do mesmo balaio da corrupção. Um do pai, ou outro do Júnior …

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

5 × 5 =