PREFEITURA SANEAMENTO

ADEMAR ADAMS: A Rede Globo e sua sina de escorpião

O analista Ademar Adams não deixa por menos: "Quem não sabe que na verdade o “jornalismo” da Globo é monitorado constantemente pelos donos e manipulado sempre que necessário aos seus interesses comerciais e políticos?"

O analista Ademar Adams não deixa por menos: “Quem não sabe que na verdade o “jornalismo” da Globo é monitorado constantemente pelos donos e manipulado sempre que necessário aos seus interesses comerciais e políticos?”

50 anos da Globo – mais manipulação
POR ADEMAR ADAMS

Mesmo estando numa fase em que não mais assisto o noticiário da Globo, na semana passada parei para ver a série sobre o jornalismo global em comemoração aos 50 anos da emissora.

Nascida com o apoio e para apoiar a ditadura militar, a boca torta dos seus donos e dos seus jornalistas amestrados gaguejou em temas polêmicos e mais uma vez assistimos as manobras e as manipulações para tentar encobrir a sua sina de escorpião. Na fábula o escorpião ferroou o sapo que o ajudou, por ser essa a sua natureza.

Um dos casos notórios foi a tentativa de ignorar o primeiro grande comício das Diretas Já em São Paulo. Chegaram a mostrar a abertura do noticiário naquela noite de 1984, que mostrava os milhares de pessoas no evento, dizendo que estariam comemorando o aniversário da cidade. Desta vez, com a cara mais deslavada do mundo, Bonner afirmou que o ocorrido fora um mero erro do jornalismo da emissora. Só os ignorantes acreditaram nele.

Quem não sabe que na verdade o “jornalismo” da Globo é monitorado constantemente pelos donos e manipulado sempre que necessário aos seus interesses comerciais e políticos?

Outra questão crucial foi a edição do debate Lula x Collor nas eleições de 1989. Pra quem não sabe, nos noticiários da Globo, após o último debate antes do pleito, foram mostrados apenas os piores momentos do petista e os melhores do “caçador de marajás”. Tal manipulação foi decisiva para a vitória de Collor na eleição dois dias depois.

Sobre essa safadeza, já confessada por pessoas que eram do centro de decisões da emissora, Bonner fez um mea-culpa pela Globo, dizendo que de fato teria sido temerário, fazer um resumo do debate. Tinha sido só um “resumo”, não teria sido intencional a sacanagem. Faltou óleo de peroba…

Foi gravíssimo também não mostrar um dos momentos mais graves da vida da TV Globo: o dia que Cid Moreira, o símbolo do showjornalismo (com licença do Arbex), teve de engolir em seco e ler um texto que a Justiça obrigou a Globo a divulgar, no qual Leonel Brizola a acusava de calúnia, manipulação e distorção dos fatos contra ele.

Nesta revisita aos fatos, deveriam mostrar um trecho do caso Brizola e perguntar ao ancião Cid Moreira o que ele sentira ao fazer aquela leitura imposta pela Justiça. Seria uma tacada de mestre e poderia até redimi-los de alguns dos seus tantos pecados. Mas, jornalismo de verdade não é o objetivo dessa gente.

Esse episódio foi uma vitória do líder trabalhista, que só não se tornou presidente do Brasil, porque a Globo usou de todos os meios ilegais e imorais para impedir. Inclusive tirando Brizola e colocando Lula no 2º turno em 1989.

Por fim, não posso negar que, além do dever de estar de olho no comportamento dos Marinho, foi interessante rever a maioria dos fatos históricos mostrados. O lamentável foi constatar que muitos dos jornalistas presentes são profissionais admiráveis, mas que convivem com uma parcela de oportunistas, de serviçais que envergonham a categoria. Como exemplo daqueles, cito Caco Barcelos e destes, o bbb bobão Pedro Miau.

Até quando vamos tolerar o monopólio global impondo comportamentos e ditando regras na vida do nosso país?


Ademar Adams é jornalista em Cuiabá-MT

Categorias:Imprensa em debate

18 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 177.132.241.55 - Responder

    Quem é este senhor para tecer alguma critica a rede Globo,como jornalista nunca produziu nada ,nem siquer uma reportagem investigativa,sobre todos os desmandos,da AL e dos governos de MT.É comunista e tendencioso,apoia o PT e as ditaduras ditas de esquerda ,a Globo é motivo de inveja crônica dos medíocres que querem diminuir a importância dos acusações que semanalmente ela faz desse governo absurdo e incompetente da “guerrilheira” Dilminha.Esta é a verdade,querem controlar a mídia,mas não passarão!

  2. - IP 177.221.96.140 - Responder

    A obsessão dos filopetralhas com a Globo é que ela evouluiu para ser independente dos governos, coisa que os esquerdistas jamaisvão aceitar, porque eles odeiam imprensa livre.

  3. - IP 177.7.119.73 - Responder

    Ademar o mesmo povão que elege o pt por dizer que ele os representa ; é a maioria esmagadora dos telespectadores da Globo , com suas novelas , e programas imbecilizados , que aqui a matéria ataca. Assim sendo, para os petistas a Globo não presta porque aliena não é ? Então os eleitores do pt são alienados ? Seria por isso que elegem o pt? Se o Brasil está melhorando e logo vai ser o céu segundo os petistas , porque a audiência da Globo continua a mesma? Eu também não aprecio a Globo , mas ela só está sendo agora atacada pela dita esquerda porque optou por ajudar a por uma pá de cal no governo petista. Nós não podemos querer culpar o mensageiro pela mensagem ruim que ele traz. A Globo , o SBT , a Record, Band são emissoras cujo compromisso é com o lucro e assim estão se lixando por ” formar cidadãos conscientes” e o pior de tudo isso é que neste Brasil afora , existem muitos políticos aliados do governo e até do próprio governo que tem repetidoras das emissoras ; inclusive a Globo.

  4. - IP 189.59.39.213 - Responder

    A Globo contribuiu para um país mais BURRO. O PT ajuda a transformar o BURRO EM CORRUPTO.

  5. - IP 189.72.222.129 - Responder

    Ainda indignado com as cenas das agressões da Polícia Militar de Richa aos professores, no Paraná, me indago a razão pela qual temos que conviver com filhos da puta como Osmir, Indignado e Roberto Ruas em um ambiente democrático. Transbordou… é isso.

    • - IP 177.7.119.73 - Responder

      Normalmente não costumo me rebaixar , mas vamos lá.
      Ubirajara Itagi – SEU OUTRO FILHO DA PUTA COMO DIZ QUE SOU – você que acha que é muito sábio , talvez por já ser SENIL e decadente , acha que a única coisa que vale é oque você e sua mente doente acreditam. DEMOCRACIA seu infame é PLURALIDADE de pensamento e não HEGEMONIA como você acredita. Este espaço ainda é livre para me manifestar , mas talvez você o queira censurar. Conselho , crie um BLOG DO UBIRAJARA – O Democrata Caolho E LÁ selecione seus leitores. É por isso que as pessoas com um pouco mais de visão detestam vocês PETISTAS.

    • - IP 201.86.180.101 - Responder

      Tá nervosa borboleta?Saia do armário logo,quem sabe vce acalma.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  6. - IP 179.216.213.56 - Responder

    A globo tem inúmeros defeitos, mas os petistas só a odeiam pelas razões erradas. Se fosse pela ditadura militar teriam que odiar igualmente o SBT, por exemplo, já que sua concessão também veio dessa época sob as bençãos dos militares. Se fosse por denúncias de crimes, teriam que odiar igualmente a record, já que seu dono responde a vários processos criminais. Odeiam a globo pois ela é a única poderosa o suficiente para não ter que agradar o pt, o pt tem que agrada-la. Por isso ninguém nunca viu ou ouviu um petista plumado subir na tribuna da câmara ou do senado para falarem uma virgula negativa das organizações globo, bem como os dois presidentes petistas que só deram títulos e prêmios aos irmãos marinho. Na verdade o único politico contemporâneo que teve coragem de fazer isso, por uma ironia do destino, é o enrolado antony garotinho (antes só o brizola). Os petistas, em sua ambição desenfreada, não deixam de ter razão, pois a veja mesmo com provas pode não derrubar a dilma ou o lula, mas a globo com certeza pode, e pelo jeito já esta indo por este caminho! Portanto: feliz 50 anos Globo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    http://resistenciademocraticabr.blogspot.com.br/2015/04/missil-nuclear-reportagem-da-epoca-que.html

    • - IP 177.7.119.73 - Responder

      Arthur , você disse tudo e mais um pouco. A uns dias atrás , um monte de petralhas estava Brasil afora lambe bunda da Globo .
      Mas a noção de democracia desse povo pode ser medida pelo comentário grosseiro acima feito pelo individuo com nome de ribeira de esgoto.

  7. - IP 177.193.168.109 - Responder

    A globo é um lixo, pra assisti-la é necessário um esforço descomunal para regredir a própria idade intelectual para menos que 3 anos de idade..Mas em certos casos não é necessário, como se pode perceber por aqui, o indivíduo oficiou-se em retardadeza, há diversos exemplos aqui, do orgulho que essa gente exibe como se fosse um troféu, que anda com isto pendurado no pescoço, pra todos verem..
    Essa rede esgoto caiu, simbolicamente, pra exercício de imaginação apenas, muito além do lixo. Essas táticas terroristas de tentar armar arapucas para não pegar ninguém, apenas denegrir e difamar personagens. Inventam espantalhos para depois lhes encher de pancadas. Lava jato, estão soltando todo mundo, não conseguiram em todo esse tempo reunir provas, montar um processo decente, depois disto feito, o julgamento, direito constitucional a ampla defesa, proceder com todos tramites legais, ou seja, isso sim é aplicar a justiça. Mas nada disso se viu, estão mantendo pessoas, não é por que são empresários, milionários, bem de situação, mas a maioria são velhos, mais que isto, seres humanos, expostos a esse tipo de tortura psicológica, para tentar os intimidar e os forçar a uma “delação premiada”..não deu certo, todo estardalhaço e a pirotecnia fracassou miseravelmente..como todos estes urubus carniceiros da mídia e seus admiradores, idiotas orgulhosos do que são..

  8. - IP 179.216.213.56 - Responder

    Verdade, a lava jato não tem provas nenhuma, o mais de meio bilhão de reais que esta sendo repatriado da suiça deve ser fruto de economias suadas de poupanças dos diretores da petrobrás que de maneira incauta contrataram o youssef sem saber de seu histórico pregresso!

  9. - IP 201.86.180.101 - Responder

    A borboleta vermelha com certeza é o BIRA ITAGAY,digo Itagi.

  10. - IP 177.193.128.159 - Responder

    Muito boa retrospectiva, Ademar, obrigada por não deixar esquecer que somos manipulados escandalosamente por concessionárias de serviço público que na verdade prestam serviços para poucos poderosos.
    Mas viva a Internet, que tem libertado o povo da imbecilidade Global!
    Mas, quanto aos comentários não vamos exagerar, a lava jato não é novela da globo, a globo aumenta mas não inventa. Melhor pra o PT e petistas é pedir desculpas pra nação, ao invés de tentar tapar o sol com a peneira.

  11. - IP 189.74.63.108 - Responder

    Mas ainda não é o Fim, segundo os Evangelhos.

  12. - IP 179.253.59.187 - Responder

    Ademar Adams é Esquerda Caviar. Passa 24 horas por dia querendo achar um argumento pra defender os Petralhas. Por favor trabalhe dignamente em outro projeto porque vai ficsr desmoralizado depois de todos os escandalos nefastos do Lulopestismo vir a luz (afinal o sol é o melhor defergente. não é?!). O PT destruiu a base economica do pais, a educacao e cultura com seu comunismo cultural. Agora estamos ciente que tentou e usou dinheiro do abrasil pra bancar, a custa de todos brasileiros, a esquerda na america latina.

  13. - IP 179.253.59.187 - Responder

    Concordo. Tb acho que a Globo tem defeitos. Mas a esquerda nesfata caviar só os aponta pelas razzoes que lhe favorecem. São esquerdistas progressistas nefastos. Tenho horrou e nojo dessa esquerda vermelha. A Revista veja esta noticiando que estao patrocinado, via Foro de Sao Paulo o partido Podemos na Espanha com dinheiro de cocaina e carros roubados no Brasil (a custa de muitas vidas), mas pra esses nefastos é apenas efeito colateral pra adsimir o Poder (como tentar fazer no Paraná) *só pra registro nao concordo tb com as acoes e corrupcoes do PSDb Richa, mas um erro nao justifica outro, etc…

  14. - IP 179.253.59.187 - Responder

    Assumir o Poder (errata)

  15. - IP 179.253.59.187 - Responder

    Tem mais… (Qdo interessa usam argumento retorico do site G1 pra defender o Lula mo caso de sua confissao/desabafo a Mujica (o G1 deixa claro na verdade que Lula não foi explicito ao dizer se era o mensalao,mas no contexto da conversa Mujica diz que entendeu que era o Mensalao) chupa essa manga Adams e esquerdistas Nefastos!!!

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

dezessete + 19 =