Para ADEMAR ADAMS, Lúdio e Mauro são dois bons candidatos

Candidatos bons – campanhas péssimas
por ADEMAR ADAMS

Lúdio Cabral e Mauro Mendes, candidatos que disputam o segundo turno, em Cuiabá

Em 1978 a campanha ao Senado, que era o máximo de candidaturas majoritárias que a milicada e os civis fascistas permitiam, foi uma baixaria só. E ambos os candidatos eram da Arena: Garcia Neto que deixou o governo para concorrer e Benedito Canelas, um insignificante deputado, mas que canalizava o ódio ao ex-governador, acusado de ajudar o ditador Geisel a fazer a divisão do Mato Grosso.

Garcia Neto era o “Ratão”nos panfletos que inundavam a cidade. O outro, cuja foto melhorada já antes do foto shop, mostrava um jovem bonito, transformado em herói, que enganou até este escriba, um novel pau rodado que dia 24 de outubro fará 34 anos de desembarque.

O “Ratão” perdeu, mas quem perdeu mesmo foi o Estado, pois o bonitão foi um senador de nada, dizem que limitado a ser churrasqueiro de segunda na Granja do Torto, lambendo as botas e passando kaol nas esporas e estribos do general Figueiredo.

Pois bem, corte para 2012. Tornamo-nos mais civilizados? Coisa nenhuma! Em plena era de tantos decantados avanços tecnológicos e sociais, vemos uma campanha rasteira, onde não importa quem é candidato, importa é quem os apoia.

Goste-se ou não, Lúdio Cabral é um jovem político com dois mandatos de vereador, sem mácula, atuando com trabalho social na periferia, prestando contas do seu mandato, promovendo as rodas da cidadania e que tem o mérito de conseguir fixar sua candidatura em meio aos rachas sem fim do PT. Surgiu como um ramo novo, após os troncos precocemente apodrecidos de Serys, Abicallil e Alexandre César.

Também o Mauro Mendes é um candidato com qualidades inegáveis. Teve atuação na política estudantil, foi para a iniciativa privada e montou uma empresa de sucesso. Se foi ajudado por subsídios e benefícios creditícios e fiscais, está dentro da legalidade que favorece todos os empresários. Foi dirigente da corporação empresarial, demonstrando sua liderança. Também tem o direito de pleitear cargos políticos.

Mas o que faz o marketing de ambos os candidatos? Ao invés de falar dos méritos dos postulantes, prefere atacar a sua redondeza, agredir os que estão em volta. Existem incoerências? Claro, ser incoerente é da natureza dos políticos, que sempre pragmáticos, acham justificativa para tudo.

A campanha do Mauro ataca os supostos apoios que Lúdio recebe de Eder Morais (desculpem o palavrão) José Riva (perdão, senhoras!) e Silval Barbosa (quem?). Esquecem que há quatro anos estes três estavam juntos no palanque de Mauro Mendes. Quem mudou? E esta história de drogas e aborto, que coisa mais baixa, mais fedorenta! E agora com o sicofanta Antero, então…

Já a campanha PT/PMDB ataca o sucesso empresarial do adversário como se fosse um crime. E reforça a incongruência do paladino Taques ajoujado com Blairo Máqquinas, que em 2010 o ex-procurador falava dos 100% equipado e 20% roubado, etc. Gente, aquilo também era campanha política! Pedro Taques sempre teve uma queda pelo sojicultor e podem estar certos que em 2014 vão estar juntos.

Então, meus amigos, eleição não é carreira de cavalos que se precisa ganhar a qualquer custo, como dizia Brizola. Perder uma eleição com dignidade é melhor do que ganhar dando caneladas.

Lembre-se que Garcia Neto nunca mais ganhou uma eleição e Bendito Canelas nunca mais foi nada. O veneno da baixaria, da mentira, da safadeza, também contamina quem joga.

Eu já declarei que voto no Lúdio. Não tenho vergonha de ele receber o apoio do Riva (perdão, de novo). Foi esse ladino que veio apoiar o meu candidato no 2º turno. Isso prova que ele só agora descobriu que Lúdio é o melhor, ou seja, o candidato do PT não precisava dele. Aliás, nem Brito usava o Baixinho na sua campanha, pois sabia que o apoio do deputadinho, em Cuiabá, é abraço de tamanduá. Por isso, faço um apelo: Lúdio, chuta o Riva!

Por fim, constato que apesar de toda essa nojeira de campanha, é o jogo. Aristóteles já dizia que a política sobrepuja a moral. Mas para a sorte de Cuiabá, qualquer um dos candidatos é melhor que Galindo, Galinho e Roberto França, juntos. Festejemos isso!

Ademar Adams é jornalista em Cuiabá, Mato Grosso

19 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 177.3.54.36 - Responder

    Receio que Cuiabá será sacudida por um tormentoso vendaval ou será inundada por um dilúvio. Se nada disso acontecer, então será o fim do mundo previsto pelas profecias maias. Meu espanto brota de algo jamais imaginado: Ademar Adams fazer um comentário adocicado, do tipo centrista amineirado. Mas logo tu, gaúcho macho, fervoroso brizolista? E o que é mais paralisante: Meu amigo Ademar Adams, combatente do bom combate, gente da melhor qualidade que tenho o privilégio de conhecer desde o início da década de 1.980, quando juntos peregrinamos por Mato Grosso afora na defesa da candidatura de Norberto para deputado federal, elogia os dois concorrentes a prefeitura de Cuiabá. Elogios para Lúdio e para Mauro. Suponho que algo esteja acontecendo com o intrépido Ademar. Não creio que esteja se rendendo, baixando as armas.

  2. - IP 177.64.242.234 - Responder

    DEIXA DE SER CARA DE PAU,TODOS SABEMOS QUE VAI VOLTAR DE UMA VEZ SO,WILSON,GALINDO,ROBERTO FRANÇA,ANTERO ,TELMA ,ANTONIO ROSA.E OS 40 LADROES.OU ACHAS QUE O POVO É BURRO MESMO.ESTAO TODOS ESSES NO PALANQUE DOS 40 LADROES.NAO É PORQUE O POVO GOSTA DE AVENIDA BRASIL QUE JA VOLTARAM A PUXAR CARROÇA.SE BEM QUE TENTAM COLOCAR O CABRESTO,MAS NEM TODOS GOSTAM DE AVENIDA BRASIL ENTAO NAO CORRE ESSE RISCO.COMIGO NAO ,LAMPIAO.NAO ME VENHA COM ESSE PAPO POIS PEGA MUITO MAL.TODOS ESSES CITADOS NESTA MATERIA ESTAO NO PALANQUE DE MAURO MENDES E OS 40 LADROES QUE DE TAO PESADO TA PRA DESABAR DE VEZ.VOTE LIMPO,VOTE LUDIO ,VOTE 13.

  3. - IP 177.64.242.234 - Responder

    TECNICO WILSON E GALINDO TESOUREIRO.BLAIRO ,TAQUES E PAGOT INFRAESTRUTURAS PORQUE DE MAQUINAS ELES ENTENDEM BEM.ANTERO CARMINHA COMUNICAÇAO E MALHAÇAO.EMANUEL PINHEIRO NOS BALANCETES POIS TRANSFORMA TUDO EM ESMERALDA.CAMINHOES E GASOLINA ALDO LOCATELI .TELMA DE OLIVEIRA E SERYS GOSTAM DE VENDER TUDO ATE OS PARTIDOS DELAS ENTAO VAO PRA PRIVATIZAÇAO..ESTE SERA O SECRETARIADO ESCOLHIDO A DEDO POR MAURO MENDES AO POVO CUABANO E DE PRESENTE TEMOS JAIME CAMPOS E ROBERTO FRANÇA,SEM DIZER NO COMENTARISTA POLICIAL E ADVOGADO ANTONIO ROSA PACENAS POIS DE DELEGACIA E ALGEMAS ELE ENTENDE BEM.EU NAO SEI MUITO BEM O NOME DE TODOS MAIS SEI QUE SERA O MAIOR SECRETARIDAO DA HISTORIA DE CUIABA NO MINIMO 40 LADROES,ALIAS ESSE NAO É NUMERO DO MAURO.POIS É GENTE LIGUEM O NUMERO A FIGURA ALI BA BA E OS 40 LADROES.VOTE LIMPO,VOTE LUDIO,VOTE 13

    • - IP 177.64.229.36 - Responder

      E quem serão os secretários do Lúdio Renata? José Dirceu???? Delúbio Soares???????José Genoíno???????, Ah não deve ser o Eder Land Rover, ops Moraes??? Tuto bonna gente não é mesmo, para de jogar pedra no telhado alheio, o de vocês nem de vidro é e sim de cristallllll, finíssimo

  4. - IP 187.54.114.235 - Responder

    Ademar,

    Parece que você resolveu exercitar seu lado mãe Diná, como podemos saber hoje que Mauro ou Lúdio serão melhores que osprefeitos anteriores? Ter cara de bom moço não garante boa governaça a ninguém.
    O que sabemos é que qualquer que seja o prefeito eleito será beneficiado pelas obras da Copa, pois teremos uma cidade melhor e mais bonita, porém quero ver resolvidos os problemas do PSM, de regularização fundiária das várias invasões que se transformaram em bairros, com a população exigindo asfalto, rede de esgoto, escola e sem a contrapartida do pagamento do IPTU.
    Quero ver qual será o prefeito que terá coragem para peitar os médicos que não cumprem horário nos postos de saúde e policlínicas.
    O Lúdio promete aumentar o nº de vagas (10.000) em creches com apenas 52 novas creches, tem que ser 52 supercreches para comportar quase 200 crianças.
    Votei 50 e continuarei votando 50 no segundo turno.
    Fora PT. Fora Lula.

    • - IP 177.198.98.120 - Responder

      Brasil, eu não disse que eles serão melhores prefeitos. São melhores candidatos. Se forem maus prefeitos, vou descer o porretos em qualquer deles, isso você pode estar certo. Quanto ao resto, só tenho a reclamar que você está querendo me tirar o título em matéria de radicalismo. Vai fundo!

  5. - IP 187.123.2.128 - Responder

    O competente e aguerrido jornalista Ademar se esqueceu de colocar em seu artigo que o meu colega de partido o candidato a Prefeito Vereador Lúdio no processo de cassação de Lutero Ponce que seguindo seus antecessores desviou da Câmara Municipal mais de 7 milhões de Reais, e no processo de cassação do Vereador Lutero o Vereador Lúdio se absteve de votar e por este motivo não conta com o meu Voto. Meu líder Ademar também esqueceu de colocar que quanto mais sujo o partido parte do eleitorado o admira e vota como por exemplo na capital paulista onde o PT conta com o apoio do PP do Paulo Maluf.

    • - IP 177.198.98.120 - Responder

      Meu querido parceiro Gauchinho: Sua paixão por Mauro e Blairo está te deixando cego e esquecido. Não te lembras mais de que a Ong Moral provocou o Lúdio sobre a questão que você se refere e ele veio à uma reunião nossa para dar explicações. Ouvimos ele questionamos e no fim você mesmo ficou calado aceitando o que o TEU COLEGA DE PARTIDO DISSE. Você também queria que ele respeitasse a decisão partidária. Você respeita? O partido escolheu ele candidato e você apoia o Mauro Mendes. Acho que deves deixar o partido, antes que te expulsem…

  6. - IP 177.64.242.234 - Responder

    EDERALDO ,CARLOS E GILMAR EU DISSE QUE ELES ESTAVAM TENTANDO COLOCAR O CABRESTO EM ALGUNS ,NAO É CASO DE VOCES POIS EM OUTROS ELES JA COLOCARAM A CARROÇA MESMO.SINTO MUITO MAS NO MUNDO ONDE EU VIVO EU VIVO NUM MUNDO REAL,ONDE O MAIOR APOIADOR DE SEU CANDIDATO O GAILNDO ,DEIXOU ESTRAÇALHADO E AGORA VEM COM CARA DE PAU QUERENDO VOLTAR AO PODER ATRAVES DE COMPRAS DE VOTO.EU VIVO NEM MUNDO REAL ONDE O POVO DE CUIABA NAO TEM VOZ NEM VEZ PORQUE ESSA TURMA SUJA AO QUAL SEU CANDIDATO PERTENCE NAO NOS DA.EU VIVO NUM MUNDO ONDE A AGUA FOI PRIVATIZADA E ESTAMOS PAGANDO CONTAS ASTRONOMICAS SO PRA SATISFAZER A GANANCIA DO GALINDO E SEU CANDIDATO,EU VIVO NUM MUNDO ONDE A NOSSA ENERGIA NAO PODE NOS PROPORCIONAR CONFORTO POIS NAO TEMOS ESSE DIREITO PORQUE FOI PRIVATIZADA E NAO TEMOS CONDIÇOES DE PAGAR A CONTA NO FIM DO MES,TUDO ISSO GRAÇAS AOS MAIORES APOIADORES DO SEU CANDIDATO ,ANTERO W WILSON SANTOS,SENDO REPRESENTADOS POR TELMA FICHA SUJA DE OLIVEIRA. E ESTAO DESMORALIZADOS ACABADOS E ESTAO DOIDOS PRA VOLTAR AO PODER ATRAVES DE MAURO MENDES. E E NO QUE DEPENDER DE MIM NAO VOLTARAO NUNCA,POIS,QUEM BATE ESQUECE MAS QUEM APANHA LEMBRA.NAO SOU CACHORRO ONDE QUEM ME MALTRATOU VAI ME CHAMAR DE VOLTA E EU VOU ABANANDO O RABINHO.POIS EXISTE UMA GRANDE DIFERENÇA
    ENTRE ANIMAL E SERES HUMANOS A INTELIGENCIA E A MINHA GRAÇAS A DEUS NAO ESTA DANDO PAU AINDA.NAO VENDO MEU VOTO NEM MINHA DIGNIDADE E DIGO NAO AO MAURO MENDES E ESSA CORJA QUE O ACOMPANHA. POR MIM NUNCA MAIS VOLTAM.VOU USAR O QUE DE MAIS PRECIOSO EU TENHO NESTE MOMENTO O MEU VOTO PRA REPRESENTAR TODA A MINHA INDIGNAÇAO .O MEU VOTO.VOU SAIR DESSAS ELEIÇOES DE CABEÇA ERGUIDA DE QUE AGI E SOUBE USAR A MINHA CONSCIENCIA PRA DAR UM BASTA A TUDO QUE TEMOS VIVIDO NAS MAOS DE GALINDO,WILSON,BLAIRO,TAQUES,ROBERTO FRANÇA,ANTONIO ROSA,PIVETA,TELMA ,SERYS,POP,PASTOR WASHINGTON QUE É DA MINHA IGREJA E EU NAO VOTEI NELE POIS TRAIU A MINHA CONFIANÇA VENDENDO A SANECAP E NOS VENDEU PRA ESSA CAB.ENTAO POR TODOS ESSES MOTIVOS VOTO COM MEU CORAÇAO ,NAO ME VENDO POR 150,00 REAIS ,POIS MEU VOTO É LIMPO.EUUUUUUUUUUUUUUU VOTOOOOOOOOOOOOOOOO LUDIOOOOOOOOOOOOOOOOOO 13 OPS SERA QUE VOCE CONSEGUIU ENTENDER OU AINDA ESTA LENDO A HISTORIA DA CAROCHINHA ALI BA BA E OS 40 LADROES.DEPOIS NAO VEM CHORAR.

  7. - IP 187.123.2.128 - Responder

    Renata respeito sua opinião porém você se esqueceu de mencionar em seu cometário os escândalos da Câmara Municipal , Assembleia Legislativa , precatórios, land rover, OS e MT Saúde todos apoiando o bom Medico e trabalhador Lúdio que repito não votou pela cassação do Lutero desobedecendo uma decisão partidária.

  8. - IP 201.40.5.100 - Responder

    Ademar, eu te acho um rapaz muito chato, mas desta vez, devo dizer que você esta com toda a razão! Sorte nossa, cuiabanos, termos esses dois candidatos para escolher. Que vença o melhor!

  9. - IP 187.123.2.128 - Responder

    Meu presidente Ademar eu disse que não voto em Lúdio e se alisarmos qual dos candidatos tem apoiadores envolvidos em escândalos e falcatruas sem medo de errar a candidatura de Lúdio lidera com ampla vantagem mesmo escodeando as principais estrelas que eu e você as conhecemos muito bem,

  10. - IP 177.64.242.234 - Responder

    VOTO LUDIO ,VOTO LIMPO,VOTO 13

  11. - IP 200.96.136.197 - Responder

    Bruneto, o Ademar deixou você em saia justa ou de calça curta.

    • - IP 189.59.69.195 - Responder

      Edésio: Sem tempo, nem respondi a sua outra provocação. O Gauchinho está apaixonado pelo Mauro e pelo Blairo Máqquinas, amor antigo, sabe. Mas é um grande amigo meu e eu o respeito. Melhor de calça curta, do que de bombacha frente única….
      Já quanto a você, eu gostava muito mais de jovem militante lá da Xavantina, guerreiro do Roncador, sonhando com a liberdade dos povos, do que do atual advogado, tolerante com toda essa bandalheira, sem coragem de vir ombrear conosco o combate aos corrupto.

  12. - IP 200.163.83.120 - Responder

    Ademar Adams para Deputado Estadual 2014!!!
    Será que vai ser mais um caititu?

    • - IP 189.59.69.195 - Responder

      Nem deputado e nem caititu. Deixa eu sossegado no meu canto, fazendo coisas mais agradáveis…

  13. - IP 201.67.61.203 - Responder

    Rs!

  14. - IP 189.10.51.75 - Responder

    Pobre Cuiabá!!! Dois péssimos candidatos, ambos rodeados de caroços. E ainda vem o Ademar e diz que é o Riva que apoiou o Lúdio que nem era entusiasmo com tal apoio. Com relação ao Riva pode até ser verdade que era um apoio independente da vontade do Lúdio, mas quanto ao Eder, não, este exerceu muitas funções na campanha do PT. Deu no que deu. Com os dois péssimos finalistas Cuiabá perdeu. Mas pelo menos não teremos a prefeitura administrada das penitenciárias em que estarão os líderes do PT, porque quem continua mandando de fato no partido são os mesmos homens.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

doze + cinco =