Dilma chora ao citar o “Samba do Avião, de Tom Jobim, e lembrar dos mortos pela ditadura. Militante política que foi presa e torturada pelos militares, durante a ditadura, Dilma se emocionou quando citou versos que ela disse mostrarem um lugar “mítico” para os exilados que retornaram ao país após a anistia

DILMA CHORA AO LEMBRAR MORTOS PELA DITADURA

REUTERS/Ricardo Moraes: Brazil's President Dilma Rousseff reacts during the signing ceremony of the Rio de Janeiro's international airport concession in Rio de Janeiro, April 2, 2014. Brazilian conglomerate Odebrecht and Singapore's Changi Airport Group won rights to expand and

Presidente lembra “Samba do Avião”, de Tom Jobim, durante cerimônia de concessão do aeroporto internacional do Rio de Janeiro; “É uma síntese perfeita do que é a saudade do Brasil, a lembrança do Brasil e, melhor de tudo, voltar ao Brasil, chegando no Galeão”, refletiu, emocionada; “Tenho certeza que numa homenagem aos exilados, as almas cantaram”, acrescentou; nos anos 1970, Dilma foi presa política e torturada pelo regime militar

Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil – A presidenta da República Dilma Rousseff se emocionou na manhã de hoje (2) ao lembrar o retorno ao Brasil de pessoas exiladas durante a ditadura militar. A citação foi feita durante a assinatura do contrato de concessão do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Antônio Carlos Jobim/Galeão.

Dilma chegou a chorar ao falar sobre a música Samba do Avião, do compositor Tom Jobim, que, segundo a presidenta, além de homenagear o aeroporto do Galeão, também é uma “homenagem aos exilados”, que voltaram depois da anistia. “É uma síntese perfeita do que é a saudade do Brasil, a lembrança do Brasil e, melhor de tudo, voltar ao Brasil, chegando no Galeão”.

Segundo a presidenta, a concessão do Galeão à iniciativa privada é fundamental para atender ao desafio de aumento da demanda dos brasileiros por viagens aéreas. “É um aeroporto fundamental não só para o turista estrangeiro, mas para o brasileiro. E ele tem que fazer jus a esta Cidade Maravilhosa”, disse Dilma.

Leia, abaixo, reportagem da Reuters a respeito:

Emocionada, Dilma lembra exilados com “Samba do Avião” ao assinar concessão no Rio

RIO DE JANEIRO, 2 Abr (Reuters) – A presidente Dilma Rousseff ressaltou nesta quarta-feira a “enorme responsabilidade” da concessão do Galeão, porta de entrada de brasileiros exilados durante a ditadura militar e homenageados no “Samba do Avião”, de Antônio Carlos Jobim, que dá nome ao aeroporto.

Dilma, ex-militante política que foi presa e torturada pelos militares durante a ditadura, se emocionou quando lembrou da música que ela disse mostrar um lugar “mítico” para os exilados que retornaram ao país após a anistia.

“Minha alma canta, vejo o Rio de Janeiro… dentro de mais um minuto estaremos no Galeão”, disse Dilma, citando trechos da famosa canção, em um momento que ela disse ser muito oportuno, quando se lembram os 50 anos do golpe de 31 de março de 1964.

“É uma síntese perfeita do que é a saudade do Brasil, a lembrança do Brasil e, melhor de tudo, voltar ao Brasil chegando ao Galeão”, disse Dilma, com a voz embargada e os olhos marejados, desculpando-se pela emoção.

“Daí porque a enorme responsabilidade dessa concessão. Aqui é um lugar onde além dos aviões de carreira, as almas cantam, é especial aqui. É um lugar de certa forma mítico com relação ao Brasil”, acrescentou.

A presidente assinou o contrato de concessão do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim-Galeão, que prevê investimentos de 5,65 bilhões de reais para ampliação e reforma das instalações.

O consórcio Aeroportos do Futuro, formado pelas empresas Odebrecht e Changi, vai administrar o aeroporto por 25 anos (prorrogáveis uma vez por até cinco anos) após ter vencido o leilão feito em novembro de 2013 com um lance de 19 bilhões de reais.

Segundo o governo, entre 2006 e 2013, o número de passageiros por ano no Galeão passou de 9 milhões para 17 milhões, um crescimento de 10 por cento ao ano.

O aumento, disse Dilma, significa uma pressão por oferta de “maior qualidade”.

A presidente lembrou ainda dos dois grandes eventos esportivos que o país vai sediar, a Copa e a Olimpíada de 2016, embora as obras no aeroporto ainda estejam atrasadas para o Mundial que começa em junho.

As obras a serem executadas pelo consórcio só deverão ficar prontas para a Olimpíada, e as adaptações a serem feitas para a Copa pela Infraero, que administra aeroportos no país, estão com atraso.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

CONFIRA O PRONUNCIAMENTO DA PRESIDENTA DILMA

8 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 177.65.151.182 - Responder

    Quem sabe, ela não se emocionou, pelo maravilhoso negócio que custou à Petrobras e ao país, só US$ 1,30 bilhão?

  2. - IP 177.65.151.182 - Responder

    Talves, esteja sentindo a água bater na bunda, devido ao maravilhoso negócio, que custou à Petrobras, só US$ 1,30 bilhão!

  3. - IP 177.193.129.143 - Responder

    dilma, mulher sofrida, muito castigada pelos torturadores, soube dar a volta por cima em sua vida, construindo uma biografia que a coloca em posição de destaque em todo mundo. mulher poderosa mas uma governante que sabe conciliar para que o país continue avançando, apesar dos provocadores que vigiam e fazem militancia nesta pagina do enock. mas a gente sabe quem eles são e o que eles representam

  4. - IP 189.59.69.195 - Responder

    Nesse história da Petrobras, é ridículo ver o quanto os tucanos e outros analfabetos políticos, que se informam pela Grobo, Folha, Veja e Estadão, não sabem de nada e só querem atacar a Dilma porque sabem que ela vai ganhar no 1º turno.

  5. - IP 189.59.37.161 - Responder

    Não pode ser o Ademar que nós conhecemos, quem está escrevendo.Não é possível,que tristeza.Como brasileiro e homem de bem ,EU EXIJO EXPLICAÇÃO, para esse negócio estranho e absurdo de Pasadena.EXIJO.Assim são os homens de posição RETA,legalistas na essência!

  6. - IP 177.5.233.210 - Responder

    Barbaridade .
    É de lascar , ver pessoas dizendo que as denúncias da Petrobrás são apenas coisa da Globo, Veja , Estadão.
    Então somos todos idiotas , somente os defensores deste governo DE MERDA E CORRUPTO é que sabem e tudo?
    Lamentável.

  7. - IP 177.65.151.182 - Responder

    A Presidenta inaugurou não sei o que ontem no antigo Galeão/RJ, e chorou com o Samba do Avião, todos pensaram que ela estava chorando de emoção de inaugurar uma goteira que caia bem próximo de onde estava. Ledo engano, chorava por causa da CPI que vai provar que a mesma continua sendo a Wanda ou Estela que usava com tanta destreza nos tempos da cadeia não muito tempo atrás, todo o 171 sente saudades do anos que passam depressa, hoje mesmo sem querer ela tem que bancar que é honesta !

  8. - IP 177.65.151.182 - Responder

    É ridículo mesmo. Concordo plenamente que em pleno século XXI, ainda tem pessoas que imaginam que um crime dessa magnitude, possa ficar impune. Que por ser de governo (A) ou (B), tem que ser varrido pra baixo do tapete. Analfabetos políticos, é imaginar que esse tal Vargas, esta acima do bem e do mal. Robin Hood existiu na Inglaterra, no caso do PT é bandidagem tipo PCC mesmo!

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

dezesseis + 4 =