PREFEITURA SANEAMENTO

A POSTURA INDECENTE DE DOIS MINISTROS DO STF: Joaquim Barbosa – “um sujeito menor, atrabiliário” – tem impedido o direito de Zé Dirceu cumprir a sua pena em regime semiaberto. Já Gilmar Mendes, ao pedir vistas em julgamento que já está decidido, pode impedir que decisão que barra financiamento privado de campanhas seja aplicada nas eleições de 2014 – escreve Luis Nassif

nassif gilmar barbosaJoaquim e Gilmar e o ensino didático da chicana

Luis Nassif, em seu blogue

http://jornalggn.com.br/noticia/joaquim-e-gilmar-e-o-ensino-didatico-da-chicana

Nos últimos anos, os Ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa se tornaram o espelho do Judiciário. Graças ao seu fascínio por factoides e por holofotes, à capacidade de atender às demandas ds grupos de mídia, Gilmar mais, Barbosa menos, tornaram-se a vitrine de um poder, em geral, discreto e impessoal. São os magistrados que mais aparecem, que mais se expõem, que mais tem o amparo da mídia. Por consequência, tornaram-se a cara do Judiciário.

As prerrogativas da magistratura são um dos pilares do funcionamento do Judiciário. E a independência de que dispõe o Juiz, uma garantia para o funcionamento da democracia. Esse poder superior, no entanto, é utilizado de maneira abusiva por juízes inferiores. E quando personalidades mesquinhas, pequenas ganham poder, os maus exemplos espraiam-se sobre a imagem de todo o Judiciário.

Uma das piores práticas é a chicana, o uso de expedientes visando postergar decisões – contra ou a favor de réus. Quem é do meio conhece. A opinião pública – que acredita no Judiciário como o último espaço de defesa dos direitos – está sendo apresentada agora.

Tome-se o caso de José Dirceu. Foi condenado pelo STF. A condenação liquidou com sua carreira política, abortou sua atividade partidária, humilhou-o, derrubou-o, jogou-o ao chão. Perto dos 70 anos, é um inimigo caído no campo de batalha. Mas não basta.

A sentença que liquidou com sua carreira política preservou-lhe pequenos direitos: o de cumprir a pena em regima semiaberto, trabalhando. Barbosa tem impedido esse direito pequeno meramente como demonstração de poder e vingança, um sujeito menor, atrabiliário, com uma postura indecente valendo-se exclusivamente de um poder pontual, o de presidente do STF. Para tanto, instrumentalizou-se com um lugar-tenente pequeno, esse juiz Bruno Ribeiro, da Vara de Execuções, inventando argumentos para não conceder o direito. Passarão os tempoa, e a imagem atual de Bruno o acompanhará por toda sua carreira, como exemplo do desrespeito à imagem de um poder que cabia a ele – como juiz – defender e preservar.

Com suas arbitrariedades, Barbosa conseguiu o impensável: vitimizou o outrora poderoso José Dirceu; e comprovou que todo o lero-lero dos grupos de mídia contra a ditadura e a favor do estado democrático de direito não vale para os adversários.

Já Gilmar Mendes pede vistas em um julgamento já decidido pela maioria do STF: 6 dos 11 votos a favor do fim do financiamento privado de campanha eleitoral. Seu voto em nada mudará o resultado final. Mas, pedindo vistas, impedirá que a decisão seja aplicada nas próximas eleições.

12 Comentários

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 177.41.90.143 - Responder

    Jornalista MARROM,com todas as letras ,venal e sem escrúpulos,tem a cara de pau de emitir opinião sobre o caráter dos ministros.CARA_DE_PAU!

  2. - IP 186.192.122.212 - Responder

    No caso cabe Habeas Corpus. Quem vai julgá-lo? É uma vergonha essa situação. O Judiciário tem que ser repensando em virtude do desmando de alguns Juízes. Sendo que a maioria cumpre com suas obrigações.

  3. - IP 187.58.30.75 - Responder

    Enock = DESPACHANTE DO PT. NOJENNNNTTTTOO

  4. - IP 177.221.96.140 - Responder

    Quem concorda com o Nassif que erga o punho cerrado em solidariedade aos meliantes petralhas como o Zé Dirceu, Zé Genoino, Delúbio, João Paulo da Cunha, André Vargas e o Lula, que responde aos inquéritos em liberdade.

  5. - IP 177.203.3.83 - Responder

    Esse nassif , e quem defende esses CORRUPTOS ESCROTOS , me dão nojo. RESPEITEM O STF seus defensores da escória.

  6. - IP 177.203.3.83 - Responder

    Aproveitando , quero perguntar aos defensores da escória o que tem a dizer a dizer sobre as viagens do deputado petralha andré vargas ( oque gosta de desacatar ministro com o bracinho erguido) no jatinho do doleiro preso ; é invenção da midia também?. Já estão se mobilizando pra ajuda-lo a criar novas desculpas?

  7. - IP 177.193.129.223 - Responder

    sujeito menor. o nassif foi muito feliz ao definir o joaquim barbosa. sujeito menor. aplaudido e paparicado por outros sujeitos menores iguais a ele

    • - IP 177.41.95.219 - Responder

      Diga-me com quem andas que te direi quem és! Silvia Maria, a “torta.

    • - IP 177.41.95.219 - Responder

      Somados todos os mensaleiros mais a Silvia ,mais o Enock,mais o Ademar,mais o Nassif e se quiser todo o Diretório nacional do PT,não merecem limpar as botas do Grande Ministro Barbosa.Deveriam abaixar a cabeça quando o Barbosa passasse.

      • - IP 201.88.56.98 - Responder

        PREZADO OSNIR ESTE JOAQUIM BARBOSA É UMA FALÁCIA. NO CNJ ABSOLVEU UM MINISTRO DO CNJ QUE NÃO RESPEITANDO O PROPRIO REGIMENTO INTERNO DECIDIU PROTEGENDO ALGUNS BANDIDOS DE TOGA E O RECURSO INTERPOSTO DA DECISÃO DELE PARA O PLENO DO CNJ ELE MESMO DECIDIU, CERCEANDO A AMPLA DEFESA E CONTRADITORIO . AÍ SI REGE A HIPOCRISIA E A FALACIA QUE É ESTE MINISTRO DO CNJ. QUERO VER QUANDO O RECURSO INTERPOSTO E ELE NÃO SE RETRATAR , SERÁ ENVIADO AO STF. AI VEREMOS O QUE ACONTECE: NÃO VÃO PUNI-LO. PUNEM A DEPUTADOS MAS A ELES PROPRIOS NÃO. POBRE DEUSA THEMIS, POR ISTO É QUE VENDOU OS OLHOS PARA SEMPRE.

    • - IP 177.65.149.181 - Responder

      Silvia.
      Joaquim Barbosa e um homem mau.
      So isso.
      Tanto Pedro Henry como Ze Dirceu foram condenados no mesmo processo do tal ” Mensalao” do PT a prisao em regime semiaberto.
      Mas, enquanto Pedro Henry, que por nao ser petista, nao precisou ser transferido para Brasilia e comecou a trabalhar em Cuiaba na mesma semana em que foi preso, o Ze Dirceu, por ser petista, precisou ser transferido para Brasilia e esta ha 3 meses em regime fechado, mesmo tendo sido sentenciado tambem a regime semiaberto.
      Barbosa inaugurou no Brasil duas justicas: uma para petista e uma para nao petista.

  8. - IP 177.65.149.181 - Responder

    Gilmar Mendes deve ter pedido vistas para ver com os companheiros do PSDB no que isso vai atrapalhar as eleicoes dos tucanos.
    Ou para que mais o Ministro Gilmar Mendes foi colocado la no Supremo por FHC?

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

20 + quatro =