TCE - NOVEMBRO 2

HORA E A VEZ DA MULHER: (Pequena) Participação feminina na política será tema de debate nesta terça na OAB com a desembargadora Maria Helena Póvoas, advogada Juliana Nogueira e deputada Janaína Riva, entre outras. De acordo com organizadores do debate, “91% das pessoas que estão no Congresso (deputados e senadores) são homens e apenas 9% mulheres. Nas Assembleias Legislativas esse fato se repete. Segundo dados do TSE, dos 1059 deputados estaduais eleitos em 2014, apenas 121 são mulheres, o que representa 11,4% do total. Nas Câmaras de Vereadores, as mulheres não chegam a 14%”

Janaina Riva, deputada estadual em Mato Grosso, pelo PSD

Janaina Riva, deputada estadual em Mato Grosso, pelo PSD

Os presidentes das Comissões de Direito Eleitoral e de Direito da Mulher, Jackson Coutinho e Juliana Nogueira, respectivamente, convidam toda a advocacia para o evento “A participação feminina na política e em outros segmentos”, que será realizado nesta terça-feira (25 de agosto), às 19h, no auditório da OABMT.

De acordo os advogados, “91% das pessoas que estão no Congresso (deputados e senadores) são homens e apenas 9% mulheres. Nas Assembleias Legislativas esse fato se repete. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, dos 1059 deputados estaduais eleitos em 2014, apenas 121 são mulheres, o que representa 11,4% do total. Nas Câmaras de Vereadores, as mulheres não chegam a 14%”.

Eles acrescentaram que “segundo o mapa das mulheres na política lançado em março deste ano, o Brasil figura em 117º lugar na participação feminina no parlamento, considerando 138 países no mundo. Na América do Sul, o Brasil está em último lugar”.

O evento consistirá numa roda de debates com representantes de diversos órgãos, além do lançamento da campanha “Movimento + mulheres na OAB”, com a vice-presidente da Seccional, Cláudia Aquino de Oliveira.

Inscrições

As inscrições para o evento estão sendo feitas no site da instituição, no link “ESAMT – Área do Aluno”, mediante doação de uma lata de leite em pó que pode ser entregue no local. A Escola emitirá certificado de 4 horas/aula.

Mesa

As presidentes das mesas serão a desembargadora do TJMT Maria Helena Povoas e a vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho. Já as debatedoras serão a presidente da Comissão de Direito da Mulher, Juliana Nogueira; a deputada estadual Janaina Riva; a vereadora Lueci Ramos; a presidente do Conselho Estadual do Direito da Mulher, Rosana Leite Antunes de Barros; a juíza titular da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar de Cuiabá, Ana Cristina Silva Mendes; a ex-superintendente de políticas para mulheres em Mato Grosso, Ana Emília Brasil; a assessora técnica da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Alana Armeliato, e a presidente da Abrat, Silvia Burmeister.

Informações

Mais informações podem ser obtidas junto ao presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OABMT, Jackson Coutinho (8125-3889) ou com a secretária das Comissões Temáticas, Carolinne (3613-0927).

Sem comentários. Seja o primeiro a comentar

Assinar feed dos Comentários

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

um + catorze =