Luis Roberto Barroso toma posse como novo ministro do STF

luis-roberto-barros2Luis Roberto Barroso toma posse como novo ministro do STF

Do UOL, em São Paulo

O advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso tomou posse na tarde desta quarta-feira (26) como ministro no STF (Supremo Tribunal Federal). A cerimônia foi protocolar e durou cerca de 20 minutos. Como de praxe, ele não fez discurso, apenas prestou juramento à Constituição.

Na Suprema Corte, ele passará a usar o nome de Roberto Barroso, conforme a regra do tribunal, que determina que os ministros escolham dois nomes para serem chamados.

Ontem, ele havia dito que estava “feliz” que a sua posse iria coincidir com um momento em que acontecem várias manifestações pelo país: “Essa é a energia que move a história.” A data da posse também calhou de ser em um dia histórico na mais alta corte do país. Hoje, pela primeira vez, o STF mandou prender um deputado.

Barroso é um dos principais advogados constitucionalistas do país e atuou em casos importantes julgados recentemente pela Suprema Corte, como o que permitiu a união estável entre casais do mesmo sexo e as ações afirmativas em matéria racial.

Agora, como ministro do Supremo, ele irá participar do julgamento dos recursos do mensalão. Em entrevista ao portal jurídico Migalhas, ele disse que nem a esposa dele sabe o que ele pensa sobre o caso. “Para ser absolutamente sincero, nem eu sei.” Barroso deverá passar o próximo mês estudando o processo.

Barroso assumirá a vaga aberta com a aposentadoria de Carlos Ayres Britto, em novembro do ano passado.

Indicado em maio pela presidente Dilma Rousseff, ele foi aprovado no Senado após sabatina. Ele é o quarto ministro indicado pela petista. Os demais foram os ministros Luiz Fux, Rosa Weber e Teori Zavascki.

Casado e pai de dois filhos, Barroso, 55, nasceu em Vassouras (RJ). Para ocupar o cargo de ministro, ele deixou o escritório de advocacia que mantinha e o cargo de procurador do Estado do Rio de Janeiro. Ele é formado em direito pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), onde também leciona.

Na cerimônia de posse, a cantora Ellen Oléria, vencedora do programa The Voice Brasil 2012, cantou o Hino Nacional. Em seguida, Barroso foi conduzido ao plenário pelo decano da Corte, ministro Celso de Mello, e pelo magistrado com menos tempo de Supremo, ministro Teori Zavascki. Ele prestou, então, o compromisso do cargo e a posse foi oficializada pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa.

Estavam presentes diversas autoridades, incluindo o presidente do Senado, senador Renan Calheiro (PMDB-AL), e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

1 Comentário

Assinar feed dos Comentários

  1. - IP 177.64.241.61 - Responder

    Esse senhor disse que a severidade com que o STF condenou os mensaleiros foi “um ponto fora da curva”. É bom lembrar que a lei deve ser sempre RETA, e não, fazer curvas para desviar dos “amigos do rei”. E se foi “um ponto”, que seja um ponto final na impunidade de poderosos no Brasil.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos com * são obrigatórios.

dois × cinco =